Centro Sabiá recebe Prêmio Pacto Contra a Fome por sua atuação no combate à fome e promoção da segurança alimentar
Por Darliton Silva
Comunicador do Centro Sabiá
Na manhã desta terça-feira, 3 de dezembro, o Centro Sabiá foi agraciado com o Prêmio Pacto Contra a Fome, na categoria “Segurança Alimentar”, durante cerimônia realizada no SESC Pinheiros, em São Paulo. O prêmio reconhece a trajetória da organização no combate à fome, com destaque para suas iniciativas inovadoras no Semiárido brasileiro, como o Reúso de Águas Cinzas e os Sistemas Agroflorestais, com especial atenção ao protagonismo das mulheres.
A premiação é fruto de uma parceria entre a Coalizão Pacto Contra a Fome, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), e vai além de um simples troféu, representando o reconhecimento do esforço e da luta por um mundo mais justo e sustentável.
A coordenadora geral do Centro Sabiá, Maria Cristina Aureliano, e o coordenador de Mobilização Social, Carlos Magno Morais, marcaram presença na cerimônia de premiação, destacando o impacto da organização no combate à fome e na promoção da segurança alimentar.
Segundo Carlos Magno, este prêmio destaca a trajetória do Centro Sabiá na luta contra a fome, organização que surgiu com o claro objetivo de combater a fome e, até hoje, mantém vivo esse sonho. “O prêmio representa o reconhecimento desse compromisso e da dedicação do Centro Sabiá ao longo de sua história”. disse Carlos.
Fundado em 1993, o Centro Sabiá é uma organização não governamental com sede em Recife, que, ao longo de suas três décadas de atuação, já impactou mais de 15 mil famílias agricultoras. Seus projetos visam à promoção da agricultura familiar, com ênfase na produção agroecológica e na segurança alimentar, além de ações de enfrentamento à violência doméstica e fortalecimento do protagonismo das juventudes.
Entre suas conquistas mais significativas, destaca-se a criação da primeira feira agroecológica do estado de Pernambuco, a construção de cisternas no Semiárido brasileiro, e a distribuição de mais de 150 toneladas de alimentos da agricultura familiar durante a pandemia de COVID-19, para as famílias em situação de vulnerabilidade.
O Centro Sabiá segue firme em sua missão, com o compromisso de continuar acreditando em um futuro cada vez mais justo e sustentável para todos.
Saiba mais sobre o Sistema de Reúso de Águas Cinzas:
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.