A ameaça da energia eólica | Cantos do Sabiá

João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

Esta semana, Pernambuco parou para ver um transformador de 250 toneladas atravessar todo o estado, a caminho da Paraíba. Um transporte lento e gigantesco, com mais de 113 metros de comprimento.

Teve festa, gente na rua, matéria para jornais, entrevistas, música e muita resenha, muita brincadeira por onde passou. Mas a travessia do transformador é só a ponta do iceberg.


Se tornou comum, nas estradas do nosso estado, ver a travessia de grandes peças eólicas, subindo e descendo. Os cenários mudam no campo, com cada vez mais parques eólicos instalados onde antes eram florestas originais, terras de agricultores e agricultoras, terra de animais.

O transformador de 250 toneladas e todas as outras peças das turbinas eólicas que passaram e ainda vão passar só refletem a hipocrisia e a mentira de que a energia é limpa.

Perdemos florestas, terras, animais – que fogem pelo barulho e morrem nas estradas.  Agricultores adoecem e perdem o sono pelo barulho ensurdecedor das turbinasDepressão, surdez. Um campo adoecido.

A ameaça da energia eólica já está aqui – em nosso estado.  É preciso discutir. E é para falar desse tema tão importante que hoje convidamos para a nossa mesa virtual Eurenice da Silva – agente da Comissão Pastoral da Terra do Agreste (CPT – Agreste) e membro da Rede Agreste de Agroecologia de Pernambuco (REAGRO).

Cantos do Sabiá é o Podcast do Centro Sabiá! Semanalmente discutimos agroecologia, sustentabilidade e política no campo e cidade! O podcast vai ao ar todas às segundas-feiras, com a edição completa da entrevista que originalmente compõem o programa de rádio do Centro. https://spoti.fi/31VtUj5

Que bom ter você por aqui…

Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!

Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *