Caatinga e COP30: Tem clima para a COP no Brasil? | Comida de Verdade
João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

Em 2025, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, acontece aqui, em solo brasileiro. Na segunda-feira, 10 de novembro, começa a jornada da COP30 no Brasil, em Belém do Pará – um momento histórico para discutir mudanças climáticas, cada vez mais extremas.
Mas será que tem clima para a COP30 no Brasil? Falar de mudanças climáticas hoje, diretamente do Brasil, é falar de um lugar que, de várias formas, já enfrenta climas extremos, já sente os efeitos das mudanças climáticas e já vive na pele essa realidade.
Em contrapartida, damos o pontapé num “esquenta” da COP30, para falar sobre mudanças climáticas diretamente do chão de onde pisamos! Se trata da Caatinga Climate Week, a Semana do Clima da Caatinga, que ‘abre os caminhos’ para o evento global!
É sobre tudo isso que a gente fala hoje: para entender como vai funcionar a COP30 no Brasil e qual é o nosso papel nesse grande evento.
E quem conversa com a gente é Carlos Magno, coordenador de mobilização social do Centro Sabiá, mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e ponto focal da Plataforma Semiáridos da América Latina.

Comida de Verdade é o seu programa de todos os sábados, para falar de alimentação e agroecologia, valorizando nossas feiras e a cultura local. Todos sábados, às 10h30, na Rádio Universitária 99.9 FM e retransmissão na Rádio Universitária Paulo Freire 820 AM – Formato podcast no Spotify do Centro Sabiá! https://spoti.fi/31VtUj5

Que bom ter você por aqui…
Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!
Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.



