A camada de ozônio e a convivência com os climas | Cantos do Sabiá
João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

O dia 16 de setembro é o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, uma data de conscientização, um verdadeiro “se liga” climático, e talvez até um apontador da possibilidade de uma saída para as crises dos climas.
Foi nessa data, em 1987, que vários países assinaram o Protocolo de Montreal, um tratado para cuidar da camada de ozônio.Um acordo para diminuir a produção de tudo que enfraquecia e destruía a nossa camada de proteção. A previsão que se tinha, com tudo de tóxico que era produzido, era de um aquecimento da Terra em mais de 2,5°C em pouco tempo, além de um aumento gigantesco nas doenças de pele, como câncer, e problemas de vista.
O tratado foi um sucesso. Foi suficiente para mudar uma lógica de produção no mundo, trazendo mais responsabilidade. Hoje, vivemos novos desafios climáticos – e claro, a proteção da camada de ozônio continua sendo um deles.
Mas o que nós temos a ver com isso? Que desafios são esses? E, no fim das contas, o que é essa tal de camada de ozônio, e por que precisamos defendê-la? É tudo o que vamos conversar aqui no nosso programa!
Quem conversa com a gente essa semana é Alexandre Siqueira – Doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília, professor da Universidade Federal de Sergipe, estuda a relação entre as mudanças no uso da terra e as emissões de carbono para a atmosfera, e é pesquisador colaborador na iniciativa MapBiomas.

Cantos do Sabiá é o Podcast do Centro Sabiá! Semanalmente discutimos agroecologia, sustentabilidade e política no campo e cidade! O podcast vai ao ar todas às segundas-feiras, com a edição completa da entrevista que originalmente compõem o programa de rádio do Centro. https://open.spotify.com/show/5Yeo5PhoEelWIpuC6cYERE
Que bom ter você por aqui…
Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!
Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.



