Agricultoras urbanas encerram ciclo da Escola Marias com formatura no Recife
Por Rosa Sampaio
Jornalista do Centro Sabiá

Hoje (17), a partir das 14h, no Salão Nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), 100 mulheres periféricas da Região Metropolitana do Recife celebram a formatura no curso da Escola Marias – Mulheres e Agriculturas Urbanas, encerrando o ciclo de formação do projeto realizado pelo Centro Sabiá.
A cerimônia contará com a presença de autoridades, parceiros do projeto, equipe do Centro Sabiá, além de familiares e convidados das alunas. Durante o evento, será lançado um vídeo que retrata o processo de concepção e execução da Escola a partir do olhar das agricultoras.
Ao longo de dois anos, foram formadas quatro turmas. O curso foi dividido em dois módulos e complementado por temas transversais, palestras sobre garantia de direitos e promoção da justiça social, a partir da perspectiva da Agricultura Urbana e Periurbana Agroecológica, além de intercâmbios com outras experiências urbanas de agricultura.
As alunas da Escola Marias fazem parte das cinco hortas acompanhadas pelo Centro Sabiá nas comunidades das agricultoras. São elas: a horta da Comunidade Quilombola Onze Negras, no Cabo de Santo Agostinho; e, no Recife, a Horta Popular Agroecológica Dandara, em Peixinhos; a Horta Cozinha Solidária, na Vila Santa Luzia, no bairro da Torre; a Horta Popular Agroecológica Sonho de Viver, em Boa Viagem; e a Horta Margaridas, em Jiquiá.
A iniciativa do Centro Sabiá conta com a parceria do Núcleo de Agroecologia e Campesinato da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Movimento dos Trabalhadores/as Sem-Teto (MTST), além do apoio do Programa Nacional de Agricultura Urbana, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS/Governo Federal). A ação é fruto de emenda parlamentar do deputado federal Túlio Gadelha.
Que bom ter você por aqui…
Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!
Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.



