Centro Sabiá e UFRPE certificam 100 estudantes da Escola Marias – Mulheres e Agriculturas Urbanas
Por Rosa Sampaio
Jornalista do Centro Sabiá
Na última quara-feira (17), 100 (cem) mulheres e homens de cinco comunidades do Grande Recife participaram de cerimônia de formatura no no curso da Escola Marias- Mulheres e Agriculturas Urbanas, encerrando o ciclo de formação do projeto realizado pelo Centro Sabiá. A celebração e ritos simbólicos aconteceram no Salão Nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com a presença de autoridades, como a vice reitora Maria do Socorro de Lima, a coordenadora Geral do Sabiá, Maria Cristina Aurelian, prof. José Nunes, docente da UFRPE, a diretora do Departamento de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável do MDS, Patrícia Gentil e o coordenador Estadual do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Teto, MTST, Felipe Cavalcante.
Durante a cerimonia foi lançado o vídeo que conta o processo de concepção e execução da Escola pelo olhar das agricultoras, com depoimentos de algumas alunas sobre o processo de quase dois anos de projeto. O vídeo é uma realização do Centro Sabiá.
As alunas da Escola Marias fazem parte das cinco hortas que o Centro Sabiá acompanha nas comunidades das agricultoras, são elas: a horta da Comunidade Quilombola Onze Negras, no Cabo de Santo Agostinho; e no Recife, a Horta Popular Agroecológica Dandara em Peixinhos, a Horta Cozinha Solidária na Vila Santa Luzia, na Torre, a Horta Popular Agroecológica Sonho de Viver, em Boa Viagem, a Horta Margaridas, em Jiquiá.
A iniciativa do Centro Sabiá conta com a parceria com o Núcleo de Agroecologia e Campesinato da UFRPE e do MTST, e com o apoio do Programa Nacional de Agricultura Urbana, do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS/Governo Federal. A ação é fruto da emenda parlamentar do deputado federal, Túlio Gadelha.
Que bom ter você por aqui…
Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!
Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.







