Mais de um agrotóxico liberado por dia
1.682 novos agrotóxicos no país são herança deixada pelo Governo Bolsonaro
Maria Cristina Aureliano
Agrônoma e coordenadora técnico-pedagógica do Centro Sabiá
Existem hoje 3.748 agrotóxicos comercializados no Brasil, 45% deles aprovados durante o governo Bolsonaro. A consequência disso é mais veneno nos alimentos e na água que consumimos. Não é novidade o impacto dos agrotóxicos na saúde da população; a novidade são as evidências de como eles estão cada vez mais fazendo parte do nosso dia a dia.
Segundo dados do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano – SISAGUA, do Ministério da Saúde, um em cada 4 municípios do Brasil tem pelo menos 27 tipos diferentes de agrotóxicos na água potável. Os níveis de concentração de agrotóxicos permitidos pela legislação brasileira na água tratada chegam a ser, no caso de alguns produtos, mil vezes maiores do que o permitido pela União Europeia. Será que os brasileiros são mais resistentes aos agrotóxicos do que outras populações do planeta?
Pesquisa recente apresentada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – IDEC mostrou que diversos alimentos ultraprocessados à base de leite e carne possuem até 6 tipos diferentes de resíduos de agrotóxicos.
Não é de hoje que a legislação brasileira é precária e permissiva com os agrotóxicos, e joga a favor deles com isenções e redução de impostos. Mas essa situação pode piorar com o PL 1.459/22 que tramita no Senado. Este PL não cobre as lacunas da fiscalização e reavaliação de produtos e deixa o controle da autorização de novos agrotóxicos apenas como atribuição do Ministério da Agricultura, retirando o Ministério da Saúde, a Anvisa, o Ministério do Meio Ambiente e o Ibama desse processo. Não há nível seguro de uso de agrotóxicos e o novo governo precisa ser um aliado nesta luta!
Confira a campanha permanente contra os agrotóxicos “#VenenoéFeitoParaMatar”:
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.