Centro Sabiá inaugura Biblioteca e homenageia Vanderlucia Maria da Silva

Maria Menezes,
Estagiária de Comunicação do Centro Sabiá

A porta do espaço é estampada por nomes de pessoas que já passaram – e que estão- na equipe do Centro Sabiá. Darliton Silva/Acervo Centro Sabiá

Sonhamos muito com esse momento, trabalhamos, e no mês em que completamos 30 anos, realizamos: a Biblioteca do Centro Sabiá está oficialmente inaugurada e homenageia Vanderlucia Maria da Silva (em memória). Bibliotecas são espaços onde revoluções podem nascer, por isso, nada mais justo que aqui leve o nome desta mulher que foi revolucionária em seu trabalho e militância.

Sócio-fundadora do Centro Sabiá, Vanderlucia era jornalista, crítica da concentração de mídia nas grandes redes, defensora da comunicação popular, mãe e seguiu em defesa dos direitos humanos e de um mundo melhor até o dia de sua partida. Vanderlucia se encantou, mas sua luta permaneceu! 

A inauguração, que aconteceu na última sexta-feira (21), foi envolta de recordações e muita emoção. Amigos e familiares da fundadora participaram do momento junto à equipe do Centro Sabiá e pessoas que fizeram parte da nossa caminhada.  A nossa biblioteca, além de homenagear Vanderlucia, relembra cada um(a), que passou pelo ninho do Sabiá. Os nomes estampados na porta, nos recordam da importância de cada pessoa na transformação de tantas vidas até aqui.

“Na pandemia a gente sonhou que queria reativar a biblioteca, para que as pessoas pudessem acessar, porque é um patrimônio não só do Centro Sabiá[..] A biblioteca tem o nome de Vanderlucia, que trouxe a comunicação pra dentro do Sbiá, na perspectiva que a gente acredita, uma comunicação que humaniza as pessoas. A comunicação do Sabiá está no centro da nossa ação.” DestacouCarlos Magno, nosso Coordenador de Mobilização Social, durante a inauguração do espaço.

Seguimos nosso trabalho honrando aqueles que já se foram e trabalhando para os que estão por vir.

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *