O guardião de sementes crioulas
Foto: Darliton Silva
Por Darliton Silva
No dia (25/07), jovens, mulheres, agricultores/as e técnicos/as que participaram do INTERCÂMBIO DE SABERES NOS SEMIÁRIDOS DA AMÉRICA LATINA, conheceram a experiência do jovem agricultor Salvador Barbosa Sobrinho de 18 anos, que reside na comunidade Sussuarana, zona rural do município de Juazeirinho (PB). Ele é filho de Pedrina Barbosa Pereira e de João Barbosa Leite. Salvador é a 5ª geração de guardiões de sementes crioulas de sua família, e desde muito cedo aprendeu a cuidar da terra e dos animais.
Os intercambistas foram acolhidos com uma linda mística. Uma das espécies de sementes crioulas foi utilizada para conduzir um momento lindo, emocionante e de muita partilha de sentimentos. As sementes da paixão de Salvador e seus pais foram plantadas no coração de cada um e cada uma que se faziam presente.
Salvador cria em sua propriedade de 6 hectares de terra galinhas, ovelhas e um bezerro. Ele junto com seus pais produzem: algodão, hortelã miúda, hortelã gorda, capim santo, alface, espinafre, manjericão, coentro, mastruz, berinjela, cibalena, gliricídia, caju, jerimum, acerola, melancia, mamão, cebolinha, quiabo, tomate cerejeira, couve, pimenta de cheiro, pimentão, palma, macaxeira, feijão, milho e batata doce. “Receber o intercâmbio das juventudes da América Latina na minha propriedade é muito importante para mostrar o meu trabalho, o trabalho da minha família e da minha comunidade”, afirmou Salvador.
Foto: Darliton Silva
A família de Salvador tem também na propriedade as tecnologia de captação de água da chuva como a Cisterna de Placa de 16 mil litros que serve para o consumo e o Barreiro Trincheira de 500 mil litros para produção. Com o intuito de ampliar o estoque de água da família, João Barbosa, pai de Salvador, construiu quatro tanques de pedra com tamanhos e capacidade de armazenamento diferentes.
O trabalho de Salvador é na perspectiva da Agroecologia cultivando alimentos sem o uso de agrotóxicos e livres de transgenia. Ele participa do Fundo Rotativo Solidário de animais da comunidade e faz parte da Comissão de Juventude do território do Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar, ocupando espaços políticos importantes para a prática agroecológica.
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.