PRONARA JÁ! | Cantos do Sabiá

João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

Que o Brasil consome muito veneno não é surpresa para ninguém; hoje figuramos como um dos países que mais consome e também mais libera novos venenos no mundo – É o que aponta a FAOOrganização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

E onde entra o PRONARAPrograma Nacional de Redução de Agrotóxicos – nisso tudo? Em lugar nenhum. Por falta de acordo sobre a redução de agrotóxicos no Brasil, o Pronara não funciona, e o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, novamente, é adiado no país. Esse plano, que se chama PLANAPO, já existe há 10 anos e, há 10 anos, não é lançado.

É preciso pensar em soluções, caminhos para a Agroecologia em nosso país. Mais do que uma resistência – uma forma de fazer política; pelo meio ambiente, pelo agricultor/a familiar, pelo país. Quais os próximos passos da luta, por um Plano Nacional de Agroecologia? Quem conversa sobre o assunto conosco, é a cientista social e mestra em meio ambiente e desenvolvimento rural – Sarah Luiza! É Doutoranda do CPDA – Programa de pós-graduação em ciências sociais em desenvolvimento, agricultura e sociedade da UFFRJ. Integra a Comissão Nacional de Agroecologia e Produção OrgânicaCNAPO.

Cantos do Sabiá é o Podcast do Centro Sabiá! Semanalmente discutimos agroecologia, sustentabilidade e política no campo e cidade! O podcast vai ao ar todas às segundas-feiras, com a edição completa da entrevista que originalmente compõem o programa de rádio do Centro. https://spoti.fi/31VtUj5

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *