Escola Marias – Mulheres e Agriculturas Urbanas dá início à segunda turma com aula inaugural na UFRPE
Atividade vai acontecer na Sala de Seminários do Departamento de Educação da UFRPE
Por Darliton Silva
Nesta terça-feira, 29 de outubro, das 9h às 12h, o Centro Sabiá dá início à segunda turma da Escola Marias – Mulheres e Agriculturas Urbanas, com uma aula inaugural no Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O curso de extensão, com carga horária de 260 horas, é dividido em dois módulos principais: 1) Produção de Alimentos e 2) Transformação de Alimentos, além de atividades práticas em hortas comunitárias conduzidas pelas alunas.
Esta nova turma é composta por 25 mulheres de diversas hortas urbanas e periurbanas da região, incluindo a Horta Sonho de Viver, na comunidade da Fazendinha (Boa Viagem); a Horta Margaridas, no bairro do Jiquiá; e a Cozinha Comunitária da Vila Santa Luzia, na Torre, em Recife. Participam também mulheres da Horta Popular Agroecológica Dandara, em Peixinhos, Olinda, e da Horta Quilombo Onze Negras, no Cabo de Santo Agostinho.
Com duração de 24 meses, o projeto tem o objetivo de fortalecer a agricultura urbana e periurbana com práticas agroecológicas na Região Metropolitana do Recife. Por meio da capacitação e troca de conhecimentos, a iniciativa envolve 100 agricultoras/es, com foco especial em mulheres de comunidades periféricas, promovendo segurança alimentar, saúde, geração de renda e melhoria na qualidade de vida.
A programação da aula inaugural inclui a recepção das novas alunas, apresentação das educadoras, relato da experiência da primeira turma, calendário de aulas e uma palestra com Kelliane Fuscaldi, coordenadora do Programa de Agricultura Urbana e Periurbana do MDS, que abordará as políticas públicas federais para o setor e as perspectivas futuras para a agricultura urbana.
A iniciativa do Centro Sabiá conta com a parceria do Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania da UFRPE e do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto de Pernambuco (MTST), e o apoio do Programa Nacional de Agricultura Urbana do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS/Governo Federal). A ação é fruto da emenda parlamentar do deputado federal Túlio Gadelha.
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.