Brasil: recordistas em veneno | Cantos do Sabiá

João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

Em 2024, o Brasil atingiu um novo recorde de liberação de veneno. Foram 663 novos agrotóxicos liberados para uso em solo brasileiro, 20% a mais que no ano anterior. Muitos desses venenos já existem no país, mas ganham uma nova formulação, são genéricos.

O recorde não é surpresa. No ano passado, o projeto de lei 1.459, conhecido como PL do Veneno, foi aprovado pelo Senado e sancionado pelo presidente Lula. Apesar dos vetos do presidente, o PL do Veneno é tão perigoso quanto o próprio agrotóxico.

O projeto reduz as competências de órgãos fiscalizadores e flexibiliza o registro de agrotóxicos mutagênicos, cancerígenos e teratogênicos em nosso país. Somos recordistas em veneno. Qual o prêmio disso? 

O Cantos do Sabiá da semana conversa com a secretária executiva da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, Jakeline Pivato – que faz parte da coordenação nacional da campanha.

Cantos do Sabiá é o Podcast do Centro Sabiá! Semanalmente discutimos agroecologia, sustentabilidade e política no campo e cidade! O podcast vai ao ar todas às segundas-feiras, com a edição completa da entrevista que originalmente compõem o programa de rádio do Centro. https://spoti.fi/31VtUj5

Que bom ter você por aqui…

Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!

Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *