Autonomia que vem da terra – Cantos do Sabiá
João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

Produzir alimentos precisa ir muito além de plantar e colher quando vivemos a agroecologia. Trata-se de fortalecer laços, cultivar o respeito à natureza e valorizar produtores e produtoras do campo. É luta por direitos – e também uma luta para romper com estruturas de opressão, como o machismo, o sexismo e a violência contra a mulher.
O 08 de março, Dia Internacional da Mulher, é uma data de reflexão e afirmação. Na agroecologia, é tempo de reconhecer a autonomia das mulheres que cultivam, plantam e lutam pelo campo. Uma autonomia que nasce do trabalho, do cuidado e da resistência – uma autonomia que vem da terra.
Para aprofundar essa conversa, dialogamos com Neila Santos, mestra em Políticas Públicas em Saúde, coordenadora geral do CETRA (Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador e à Trabalhadora), e integrante do Comitê de Articulação Política da ANA(Articulação Nacional de Agroecologia).

Cantos do Sabiá é o Podcast do Centro Sabiá! Semanalmente discutimos agroecologia, sustentabilidade e política no campo e cidade! O podcast vai ao ar todas às segundas-feiras, com a edição completa da entrevista que originalmente compõem o programa de rádio do Centro. https://open.spotify.com/show/5Yeo5PhoEelWIpuC6cYERE
Toda segunda-feira tem Cantos!
Que bom ter você por aqui…
Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!
Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.



