Comunidade periférica do Recife recebe cisterna de 16 mil litros de água para aumentar a produção de alimentos

Tecnologia social utilizada por famílias agricultoras do Semiárido reforça o diálogo entre Campo e a Cidade

Por Darliton Silva, Comunicador Popular do Centro Sabiá

Foto: Darliton Silva – Acervo Centro Sabiá

A Horta Popular Agroecológica Dandara, que fica localizada na comunidade de Peixinhos, zona norte do Recife, recebeu através do projeto Juventudes e Agroecologia: conquistar direitos e meios de vida sustentáveis, executado pelo Centro Sabiá com apoio da terre des hommes schweiz, uma cisterna de placa de cimento que tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água.

O funcionamento da tecnologia social prevê a captação de água da chuva que cai no telhado do Centro Social Urbano e Biblioteca do Nascedouro de Peixinhos e escoa para dentro da cisterna através das calhas.

Além da falta de emprego, renda, comida e muitos serviços básicos para viver com dignidade, o bairro de Peixinhos, assim como tantos outros bairros periféricos, vive um problema crônico com a falta de água. 

O racionamento de água nas periferias do Recife é maior do que nos bairros de classe média e classe média alta. As comunidades passam de 8 a 15 dias sem ter água em suas casas.

No ano de 2020, a comunidade teve três longos períodos de falta d’água (maior do que o habitual) e perdeu quase toda a produção. Para Aniérica Almeida, assessora para Agricultura Urbana e Periurbana do Centro Sabiá, a cisterna vem para garantir autonomia hídrica e ampliar o cultivo da Horta Popular Agroecológica Dandara. “Isso reforça o diálogo do Campo com a Cidade”, afirmou Aniérica.

Foto: Darliton Silva – Acervo Centro Sabiá

Segundo a jovem Manuela Fernanda (27), a construção desta cisterna é muito importante porque vai ser de muita serventia para o cuidado das plantas.

“O processo de construção da cisterna trouxe muito aprendizado e vai trazer melhorias para comunidade, porque os problemas com a falta de água são muitos”

Manuela Fernanda

A implementação da tecnologia contou com a parceria do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra de Pernambuco (MST/PE), a Marcha Mundial das Mulheres de Pernambuco (MMM/PE), o Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos de Pernambuco (MTD/PE) e a Biblioteca Multicultural Nascedouro de Peixinhos.

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *