Os sete erros da alimentação dos brasileiros
Celerino Carriconde participou do aniversário do Espaço Agroecológico de Boa Viagem Foto: Eduardo Amorim
Por Eduardo Amorim (Centro Sabiá)
Fundador do Centro Nordestino de Medicina Popular, o médico naturalista Celerino Carriconde costuma participar de muitos programas de rádio e suas palestras sobre alimentação saudável sempre atraem a atenção de um grande público. Não foi diferente no aniversário do Espaço Agroecológico de Boa Viagem, no último sábado (19 de dezembro de 2015), quando ele passou para os consumidores, agricultores e agricultoras uma lista com sete graves erros cometidos pela maioria dos brasileiros ao nos alimentarmos.
1 – Falta de fibra na alimentação – agrotóxicos geram produtos com mais água, menos gosto e também menos fibra. O ideal é procurar hortaliças, frutas e raízes produzidas através da agroecologia e evitar ao máximo a comida industrializada.
2 – Os óleos que nós temos utilizado são transgênicos – canola, por exemplo, é um produto criado pela indústria alimentícia. Milho e soja também são transgênicos, mas é possível encontrar alternativas mais saudáveis.
3 – Leite – hoje dificilmente conseguimos leite de animais criados comendo de forma saudável, já os industrializados passam por processos que fazem que o produto perca muitas de suas qualidades.
4 – Açúcar refinado – deve ser evitado. O açúcar mascavo é uma boa alternativa, mas deve ser consumido sem excessos. Outra alternativa é o mel.
5 – Sal refinado – assim como o leite, perde muitas das qualidades no processamento. Deve ser substituído por sais naturais. A sugestão é comprar o sal marinho (de churrasco) e passar no liquidificador.
6 – Trigo – o médico acredita que esse é um dos principais pontos para se iniciar uma mudança na alimentação. Tapioca, inhame, cará, batata doce, são algumas das alternativas ao pão. “Agora é a batata doce nossa de cada dia”, brinca
7 – Água mineral – devemos procurar tomar água com PH acima de 7, com exceção daquelas onde há retirada dos minerais e reposição artificial. Você pode procurar essa informação nos rótulos da água industrializada. Uma alternativa para melhorar o PH
O Espaço Agroecológico de Boa Viagem faz parte da Rede Espaço Agroecológico, que conta também com a mais antiga feira de produtos sem agrotóxicos do Recife, no bairro das Graças. O aniversário de 14 anos contou ainda com o chorinho de Dau Barros e Colher de Choro. As duas feiras funcionam sempre aos sábados, mas nas próximas duas semanas estão sendo realizadas nas quartas, para que os consumidores possam adquirir produtos para suas ceias de natal e ano novo.
Veja aqui os endereços da Rede Espaço Agroecológico:
Espaço Agroecológico de Boa Viagem
Praça Jules Rimet, por trás do 1º Jardim de Boa Viagem. Recife/PE.
Espaço Agroecológico das Graças
Rua Souza Andrade, atrás do Colégio São Luiz.
Bairro das Graças, Recife/PE
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.