Espaço Agroecológico de Boa Viagem completa 14 anos neste sábado

IMG 1264

 Jô e sua família produzem na comunidade de São Severino (Gravatá) Crédito: Davi Fantuzzi

Por Eduardo Amorim (Centro Sabiá)

Um dos mais tradicionais locais de comercialização de alimentos saudáveis no Recife comemora seu aniversário de 14 anos neste sábado (19 de dezembro). Para festejar a data, os agricultores e agricultoras do Espaço Agroecológico das Graças convidaram o médico naturalista Celerino Carriconde, que fará palestra sobre alimentação e saúde às 6h da manhã, e também o chorinho de Dau Barros e Colher de Choro (previsto para 7h).

Integrante da Rede Espaço Agroecológico, a feira de produtos saudáveis fica na Praça Jules Rimet, por trás do 1º Jardim de Boa Viagem. Mais de 200 agricultores e agricultoras da Região Metropolitana do Recife (PE), Zona da Mata e Agreste do estado participam das associações que formam atualmente duas feiras (além da Zona Sul, todo sábado ocorre também uma nas Graças, por trás do Colégio São Luís).

Recentemente, a Fundação Banco do Brasil, através do Projeto Ecoforte, iniciou um projeto que pretende assessorar as famílias agricultoras para melhorar a dinâmica de comercialização, tanto de produtos beneficiados como das frutas, verduras e legumes cultivados sem agrotóxicos e com práticas que preservam o meio ambiente. Com o recurso também será realizado o trabalho de assessoria técnica específica para comercialização aos agricultores.

Cerca de 120 tipos de produtos diferentes – vegetais frescos e beneficiados como pasteis, pães, bolos, biscoitos e doces em compota – são vendidos nas duas feiras da Rede Espaço Agroecológico, em Boa Viagem e nas Graças. Recentemente, pesquisa realizada pelo Centro Sabiá e estudantes do IFPE mostrou também que os produtos comercializados ali têm preços até mais baratos do que os convencionais dos supermercados e das feiras livres.

A apenas dois anos comercializando no Espaço Agroecológico de Boa Viagem, Josenilda da Silva, conhecida como Jô, conta que a experiência está sendo muito importante na sua vida e tem feito bem inclusive para a sua saúde. Vice-presidente da Amaterra, uma das associações que compõem a Rede Espaço Agroecológico, ela conta que tem aprendido a trabalhar com a terra, sem agrotóxicos, com sua sogra, Dona Maria, que faz parte do coletivo a 17 anos.

“Nosso plano é continuar plantando, aumentar ainda mais a diversidade (ela tem brócolis, cenoura, cebola, banana comprida e prata, refolho, e muitas outras hortaliças), porque hoje vimos que a agricultura mudou a nossa vida”, diz ela, acreditando que ainda não tem condições de implantar um sistema agroflorestal por ter uma área relativamente pequena de apenas 1,5 hectares.


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *