Campanha pede o “impeachment” dos agrotóxicos
Trupe Circo Luz mostrou de forma divertida os efeitos dos agrotóxicos na nossa saúde Foto: Laudenice Oliveira
Por Eduardo Amorim
O bom humor marcou ato realizado neste dia 3 de dezembro pela Campanha Permanente Pela Vida e Contra os Agrotóxicos. “Estamos aqui para pedir o impeachment dos agrotóxicos”, brincou o representante da Fiocruz, Pedro Albuquerque, ao apresentar uma peça que foi encenada em praça pública pela Trupe Circo Luz.
A situação política nacional parece não agradar (quase) ninguém, com o criticado pedido de impeachment feito pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, após o PT explicitar que não iria ficar do seu lado no processo de cassação que o parlamentar e os seus aliados vêm forçando seguidos adiamentos no Conselho de Ética da Casa.
Mas os manifestantes também lembraram que o Programa Nacional para Redução dos Agrotóxicos (Pronara) está engavetado e espera ser colocado em pauta pelo Governo Federal. Segundo o Dossiê Abrasco – Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), 64% por cento dos alimentos no Brasil estão contaminados por agrotóxicos (dados de 2013 da Agência de Vigilância Sanitária).
A Abrasco alerta ainda que 34.147 notificações de intoxicação por agrotóxico foram registradas de 2007 a 2014, e que U$12 bilhões de dólares foi o faturamento da indústria de agrotóxicos no Brasil em 2014. Apesar dos números assustadores, o Governo Federal não reage à pressão dos representantes do agronegócio (inclusive aqueles que estão dentro da gestão, como a ministra Kátia Abreu) e ignora os dados e seus reflexos na saúde da população e meio ambiente do País.
Dezenas de pessoas participaram do ato, que saiu da Praça do Diario e circulou pelas ruas do Centro do Recife. Manifestantes distribuíram panfletos, o jornal Brasil de Fato (que teve seu número 0 lançado recentemente) e a Trupe Circo Luz encenou esquetes sobre os perigos dos agrotóxicos na saúde da população e dos agricultores e agricultoras. A população reagiu, fazendo perguntas e pedindo informações sobre os locais para comprar alimentos saudáveis.
No site do Centro Sabiá temos uma lista com algumas feiras agroecológicas, acesse aqui: http://centrosabia.org.br/index.php/feiras
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.