Comemorações pelos 18 anos da Rede Espaço Agroecológico continuam neste sábado

Rede Espaço Agroecológico 102

Por Eduardo Amorim (Centro Sabiá)

Neste sábado, dia 17, vai ter bolo e comemoração no Espaço Agroecológico das Graças (Rua Souza Andrade, por trás do Colégio São Luís). Uma série de atividades comemora os 18 anos da Rede Espaço Agroecológico e o Dia Mundial da Alimentação, que é comemorado no 16 de outubro.

A primeira feira de alimentos saudáveis do Recife foi criada em 1997, justamente para marcar a passagem do Dia Mundial da Alimentação. Naquela época, quem buscava alimentos sem agrotóxicos ainda eram poucas pessoas que sofriam com problemas de saúde ou já viam que a indústria alimentícia estava adotando um modelo que iria gerar grandes problemas para as futuras gerações. Hoje, como disse o médico naturalista Celerino Carriconde, durante palestra na abertura das comemorações pelos 18 anos da Rede Espaço Agroecológico, já é comum as pessoas se preocuparem com a alimentação e procurarem comer alimentos “sem veneno”, mas naquele momento o pioneirismo fazia muitos daqueles clientes e agricultores/as serem vistos como “malucos”.

O Governo do Estado hoje contabiliza quase 80 feiras em que são vendidos produtos orgânicos ou agroecológicos, sendo mais de 30 na Região Metropolitana do Recife. A feirinha nascida no Parque da Jaqueira, para comemorar a semana do Dia Mundial da Alimentação e que ficou conhecida nas Graças (na Rua Souza de Andrade, por trás do Colégio São Luís), se tornou uma referência para quem fala em agroecologia em Pernambuco. Hoje as seis associações que compõem o coletivo com a assessoria do Centro Sabiá mantém também outro espaço de comercialização em Boa Viagem e juntas formam a Rede Espaço Agroecológico.

Neste sábado (17), entre as atividades previstas está a realização de um varal de fotos com imagens representativas dos 18 anos de agroecologia no campo e na cidade, a partir das 6h. Além disso, às 6h30,  haverá uma oficina de alimentação saudável com Albanita Almeida (do Restaurante Céu e Terra) e uma apresentação de chorinho com Dau Barros e Paulo Guimarães, prevista para 7h30.

Coordenador do Espaço Agroecológico das Graças, Adeildo Barbosa, explica a diferença entre produtos orgânicos e agroecológicos. “Esperamos estar aqui mais 18, 20, 30 anos. Trazendo alimentos produzidos sem agrotóxicos, respeitando o meio ambiente e gerando mais renda para nossas famílias”, resume ele. A agroecologia é uma forma de produção em que se imita a natureza para gerar alimentos e quem produz assim costuma investir no contato direto com os consumidores, como acontece na Rede Espaço Agroecológico, para garantir preços que sejam justos para os dois lados.

Para quem não teve oportunidade de estar na festa do último sábado, no Espaço Agroecológico das Graças, o médico Celerino Carriconde, durante a palestra que marcou a abertura das comemorações, deixou uma lista com sete graves erros cometidos pela maioria dos brasileiros ao se alimentar. 

1 – Falta de fibra na alimentação – agrotóxicos geram produtos com mais água, menos gosto e também menos fibra.
2 – Óleo que nós temos utilizado – canola, por exemplo, é um produto criado pela indústria alimentícia.
3 – Leite – processos industriais fazem que o produto perca muitas de suas qualidades.
4 – Açúcar refinado – deve ser evitado, mas não se deve abusar em alternativas como o mascavo.
5 – Sal refinado – assim como o leite, perde muitas das qualidades no processamento. Deve ser substituído por sais naturais.
6 – Trigo – o médico acredita que esse é um dos principais pontos para se iniciar uma mudança na alimentação. Tapioca, inhame, cará, batata doce, são algumas das alternativas ao pão.
7 – Água mineral – devemos procurar tomar água com PH acima de 7, com exceção daquelas onde há retirada dos minerais e reposição artificial.


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *