Agricultoras e agricultores agroecológicos participam do Ocupe Campo-Cidade
Por Eduardo Amorim (Centro Sabiá)
Um dos principais objetivos do Ocupe Campo-Cidade, que ocorre no Cais José Estelita, em Recife, a partir das 13h deste domingo (12), é valorizar e tornar mais conhecido o trabalho desses camponeses e camponesas que produzem alimentos de forma agroecológica. Para isso, uma feira reunirá produtores vindos de assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST, de áreas do povo indígena Xucuru e de associações comunitárias do Agreste e da Zona da Mata.
Um dos fundadores do Espaço Agroecológico de Boa Viagem, Luiz Damião, conta que quem for ao Cais José Estelita neste domingo verá uma grande diversidade de produtos. “Nós, por exemplo, estamos levando mais produtos beneficiados, pois sabemos que o pessoal do MST costuma levar muitas verduras para esses eventos. Então, decidimos levar bolos, doces, manuê, sucos, pastel com recheio de brócolis, tortas. Produtos que possam ser consumidos na hora”, conta.
Atualmente, Luiz preside o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa de Itaenga. E conta que está indo um grupo grande do Sítio Marrecos, onde sua família produz, para que eles possam “fazer um revezamento”. Assim, eles esperam participar das oficinas, palestras e ter oportunidade de curtir algumas das apresentações artísticas que vão acontecer durante o Ocupe Campo-Cidade.
Quem quiser fazer a feira no Estelita, os produtores sugerem que levem suas bolsas ecológicas de casa, mas o Movimento #OcupeEstelita também estará vendendo algumas bolsas customizadas para custear o evento. E não vai faltar o que levar para casa. Os produtores do MST, por exemplo, vão levar alface, coentro, rúcula, macaxeira, coco e feijão verde, geléias, bolo de macaxeira, tapioca, bejú, pé de moleque, caldo de cana, sucos de frutas, banana prata e anã, massa de mandioca, tucupi e noni.
Mas não é só isso. Também vão ter mudas de plantas medicinais à venda, orquídeas e até produtos manufaturados como balanços. E os preços são bastante atraentes. O Ocupe Campo-Cidade tem início às 13h e segue até 21h30, mas a feira agroecológica deve se encerrar às 16h. Os produtores ficarão na área em frente aos galpões, de frente para a Bacia do Pina.
Venha fazer sua feira no Ocupe Campo/Cidade, produtos agroecológicos e de qualidade!
Saiba mais informações sobre as outras atividades programadas na página do movimento no Facebook! https://www.facebook.com/MovimentoOcupeEstelita
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.