(Re)lançamento das Rodadas da Constituinte retoma ação liderada por Dom Helder
Ação, inicialmente liderada por Dom Helder Câmara, em 1986, tem retomada, no Recife, depois dos quase 8 milhões de brasileiros e brasileiras que disseram sim a Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político
Por Marcones Oliveira (Consulta Popular)
No Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, foi relançado na sede do Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC) as Rodadas da Constituinte.
A ação, liderada por Dom Helder em 1986, que percorreu o Brasil em verdadeiro trabalho de base e educação popular, tinha como objetivo conscientizar o povo da importância de debater e se apropriar da Constituinte para que esta garantisse conquistas democráticas e populares. Essas rodadas e toda uma mobilização que se deu na sociedade brasileira fez com que diversos retrocessos fossem barrados e se garantissem alguns avanços importantes. No entanto, aquela Constituinte não foi exclusiva e nem tinha uma participação popular decisiva. Uma “Comissão de Notáveis” se reunia para pensar a nova Carta Magna que seria aprovada ou não pelo congresso, afirmou Marcelo Barros.
Retomar as Rodadas da Constituinte nesse momento é muito importante. Obtivemos um grande resultado no Plebiscito Popular em setembro desse ano. Quase 8 milhões de brasileiros e brasileiras disseram SIM a uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. Não podemos perder o bonde da história. Essa pauta vem sendo disputada por setores conservadores que confundem a cabeça do povo com propostas de Referendo. Ao mesmo tempo que a pauta vem sendo rebaixada como uma “Reforma Política”.
O processo de uma Constituinte é muito mais profundo! Como afirmou Reginaldo Veloso, “é preciso que o povo se sinta Constituinte. Esse sentimento foi despertado na campanha do Plebiscito e não deve adormecer”.
A noite dessa quarta-feira (10/12) foi um momento importantíssimo de renovação da mística, da alegria e de recordar momentos importantes das lutas populares. Com a animação daquela noite, seguiremos nossa construção. Estamos desafiados a retomar o trabalho iniciado por Dom Helder lá em 1986, multiplicando os comitês, formando mais formadores e debatendo a partir dos problemas concretos de cada lugar e buscando soluções concretas, cujo horizonte é a Constituinte.
Nossa tarefa é imensa! Ela consiste em conquistar corações e mentes em torno dessa bandeira.
Por um povo Constituinte,
Constituinte Já!
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.