Agricultores/as de Pernambuco levam produtos agroecológicos para a Feira de Saberes e Sabores
Por Victória Ayres (Centro Sabiá)
O III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA) começa dia 16 de maio, nesta sexta-feira, no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro (BA) e vai até dia 19, segunda-feira. Promovido pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), o encontro deve receber 2 mil pessoas, vindas de todos os estados do Brasil. O III ENA tem como objetivo central aumentar a ação política e a divulgação do campo agroecológico, para isso adotou como lema: “Por que interessa à sociedade apoiar a agroecologia?”. O intercâmbio entre agricultoras e agricultores também faz parte da importância do evento, com várias oportunidades de trocas de conhecimento entre diferentes regiões. A visibilidade do trabalho desses participantes também é fundamental na valorização da agroecologia, e eventos como o ENA iluminam as construções e processos nos quais as agricultoras e os agricultores estão envolvidos em busca da implementação e defesa desse sistema.
Agricultores/as agroecológicos/as e jovens da Zona da Mata e do Agreste de Pernambuco assessorados pelo Centro Sabiá também irão para o III ENA e comercializarão seus produtos agroecológicos na Feira de Saberes e Sabores, que faz parte da programação do encontro nos três primeiros dias do evento. “Eles também estão levando sementes, produtos beneficiados, folhetos, fotos das nossas ações, enfim, uma diversidade de produtos e informações”, explica Wellington Gouveia, técnico educador do Centro Sabiá. Na Feira de Saberes e Sabores haverá também artesanato, plantas medicinais e ornamentais. Além do acesso a produtos saudáveis, livres de veneno e produzidos de forma sustentável, quem for conferir a feira também poderá ver apresentações artísticas e culturais.
Quem estiver presente no III ENA vai participar de plenárias e oficinas sobre diversas temáticas como sementes e transgênicos, plantas medicinais e sociobiodiversidade. No dia 19 de maio haverá ainda atos públicos durante a manhã, que acontecerão simultaneamente, nas cidades de Juazeiro e Petrolina. A plenária final terá o tema “Por um Brasil Agroecológico”, ocasião em que será entregue aos representantes do Governo Federal uma carta política sobre as discussões nas atividades e demandas do movimento agroeocológico.
No caminho de preparação para o III ENA, ocorreram caravanas regionais com jovens, agricultores/as e técnicos/as de várias organizações com o intuito de fomentar o debate político das questões atreladas ao ENA e às regiões onde as caravanas foram realizadas. Em Pernambuco, no Sertão do Araripe aconteceu, entre os dias 25 e 29 de março, a Caravana das Juventudes do Nordeste, onde foi discutida a questão do agronegócio, além de ajudar os jovens a conhecer outras realidades. “A ideia do ENA é levar as problemáticas regionais para serem discutidas, por isso houveram várias caravanas, teve a do Araripe, em Sergipe, no Ceará, entre outras”, diz a técnica do Centro Sabiá no Sertão, Nicléia Nogueira.
Para mais informações, acesse o site do ENA: http://enagroecologia.org.br/
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.