Jornalistas estrangeiros/as visitam agricultoras em Pedra Branca, Cumaru

matéria irpConversa introdutória entre os/as jornalistas e as agricultoras na casa de Joelma, em Cumaru

por Victória Ayres (Centro Sabiá)

As agricultoras Maria Joelma e Célia da Silva, da comunidade de Pedra Branca, do município de Cumaru, Agreste de Pernambuco, receberam nesse domingo, 13 de abril, dez jornalistas estrangeiros/as vindos/as da Nigéria, Estados Unidos, Índia, Quênia e África do Sul. Os profissionais fazem parte do projeto internacional IRP (International Reporting Project). As agricultoras discutiram com o grupo questões como a convivência com o Semiárido e as tecnologias que ajudam nesse processo, especialmente as cisternas dos Programas Um Milhão de Cisternas (P1MC) e do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). A visita foi acompanhada pelo coordenador local da região Agreste do Centro Sabiá, Carlos Magno e a assessora de comunicação da ASACom, Verônica Pragana.

A viagem dos/as jornalistas ao Brasil tem como propósito investigar como está o desempenho do país no cumprimento das metas do milênio, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000. O grupo teve interesse em visitar as duas agricultoras, pois a erradicação da fome e a sustentabilidade ambiental perpassam o tema de convivência com o Semiárido. “Enquanto o Brasil tem se saído bem em reduzir a pobreza e a fome extrema, o aspecto que envolve sustentabilidade no meio ambiente não está tão bom, por isso tivemos interesse em pesquisar sobre formas de agricultura sustentáveis”, explica a jornalista estadunidense Melody Wilson.

Cada agricultora foi acompanhada por cinco jornalistas pela sua propriedade, mostrando as tecnologias estratégicas para viver na região, como o coletor de biogás e a cisterna calçadão. O grupo fez perguntas alternadas sobre a trajetória socioeconômica das agricultoras assim como sobre os auxílios, dificuldades e mudanças que tiveram nos últimos anos.

Sobre o IRP: esse projeto foi fundado em 1998, com o intuito de incentivar a cobertura de eventos numa escala global, focando nos assuntos e fatos que não estavam recebendo a devida atenção da mídia estadunidense. Se quiser saber mais sobre o IRP, clique nesse link: http://internationalreportingproject.org/


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *