Juventude do campo em movimento: esperanças e lutas pelo futuro da terra

Por Vitor Diego, jovem multiplicador da agroecologia e pedagogo

Foto: Vitor Diego

O Fórum Global da Terra da Juventude aconteceu entre os dias 12 e 14 de junho, na cidade de Ocaña, localizada na região do Catatumbo, na Colômbia. Foi um espaço potente de encontros e aprendizados, reunindo jovens do campo de diversas partes do mundo, especialmente indígenas, quilombolas e integrantes de outras comunidades tradicionais.

Durante o fórum, debatemos temas centrais para o presente e o futuro dos nossos territórios, como as mudanças climáticas, a transição energética justa, os sistemas agroalimentares sustentáveis e os desafios e caminhos para garantir a permanência da juventude no campo. Cada roda de conversa foi uma oportunidade de partilhar experiências, fortalecer alianças e alimentar nossa esperança na força coletiva da juventude.

Levo comigo muitas reflexões, mas também a inspiração de tantos jovens que, mesmo diante de desafios imensos, seguem firmes na luta por justiça social e ambiental. Quero trazer essas vivências para o Brasil, promovendo espaços de diálogo com os jovens do meu território, incentivando a organização, o cuidado com a terra e a valorização das nossas identidades e saberes. Acreditar na juventude do campo é apostar em um futuro mais justo, solidário e enraizado na vida.

Nothing found.

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *