O Sabiá
O CENTRO DE DESENVOLVIMENTO AGROECOLÓGICO SABIÁ é uma organização não governamental com sede no Recife, Pernambuco, fundada em 1993, que trabalha para promoção da agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Desenvolvendo e multiplicando a Agricultura Agroflorestal, também conhecida como Agrofloresta ou Sistemas Agroflorestais. Juridicamente é uma associação civil de direito privado sem finalidade econômica, de natureza técnico-ecológica e educacional.
Plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania
A missão do Centro Sabiá expressa o desafio de interagir com os diversos setores da sociedade civil, desenvolvendo ações inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar. Na perspectiva de que a sociedade viva em harmonia com a natureza e seja consciente, autônoma e participativa na construção de um modelo de desenvolvimento rural sustentável.
A origem do nome
O SABIÁ é um pássaro que simboliza bem a biodiversidade do planeta. Existem mais de 300 espécies dele em todo o mundo. No Brasil, esse pássaro está presente em todas as regiões, habitando nas matas e também nas cidades. A sobrevivência dele, em diferentes ambientes, deve-se a uma dieta diversificada composta por frutos, pequenos insetos, restos de comidas e minhocas. O pássaro possui um dos mais belos e intensos cantos.
A SABIÁ é uma árvore nativa da Caatinga, do Nordeste brasileiro, que se adapta bem a outros climas e regiões do Brasil. Ela ganhou esse nome por ter a cor do caule muito parecida com a do pássaro. É uma árvore que possui variedades, algumas têm espinho e outras não. É indicada para enriquecer e recuperar solos degredados. É uma árvore bastante querida por quem cuida da agricultura e do meio ambiente.
Onde atuamos
Eixos temáticos
Agrofloresta
Ampliar agroflorestação e tecnologias sociais para convivência com o ambiente, em especial o Semiárido, enfrentando a emergência climática e aumentando a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional nos territórios de atuação.
Agricultura Urbana e Periurbana (AUP)
Fortalecer a AUP na perspectiva da SAN, da educação alimentar e da dimensão terapêutica da relação com a terra e do autocuidado, de populações urbanas periféricas, em especial grupos de mulheres, gerando e impulsionando interfaces entre campo-cidade.
Economia Territorial e Camponesa
Fortalecer a economia territorial e camponesa, por meio de mercados ecológicos e solidários.
Agroecologia e Direitos Humanos
Animar e articular uma rede de sujeitos (organizações) do território para o desenvolvimento de um Plano Agroecológico e defesa dos Direitos Humanos.
Incidência Política
Integrar e fortalecer redes e articulações da sociedade civil em função da incidência política em escalas territoriais, estadual, regional, nacional e internacional, favorecendo o desenvolvimento agroecológico e sustentável.
Equipe
Diretoria
Maria Verônica de Santana
Presidenta
Sonia Lucia Lucena Sousa de Andrade
Vice-presidenta
Tone Cristiano Feliciano da Silva
Secretário
Marilene Nascimento Melo
Conselho Fiscal
Ivonete Lidia Vieira
Conselho Fiscal
Alaide Martins dos Santos
Conselho Fiscal
Coordenação Colegiada
Aniérica Almeida
Coordenadora Técnico-Pedagógica
Maria Cristina Aureliano de Melo
Coordenadora Geral
Carlos Magno de Medeiros Morais
Coordenador de Mobilização Social
Núcleo de Comunicação
Bárbara Bittencourt
Carol Barreto
Darliton Silva
Rosa Sampaio
João Lucas França
Núcleo de Mobilização de Recursos
Eduardo Amorim
Breno Lacet
Equipe Técnica nos Territórios
Raul Brainer
Gustavo Grão
Iris Maria Silva
Henrique Marinho
Wellington Gouveia
Lais Gomes
Simone Arimatéia
Helenilson de Souza
Gabriel Hirata
Rosana Paula
Maria Edineide
Antônio Junior
Rivaneide Almeida
Edgar Caliento Barbosa
Janaina Ferraz
Juliana Peixoto
Orlando Santana
Nicléia Nogueira
Equipe Administrativo Financeiro
Ivanildo Júnior
Demetrius Falcão
Iran Severino
Jullyana Lucena
Natália Porfírio
Pedro Eugênio
Elivânia Leal