Plantar faz bem à saúde? | Comida de Verdade

João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

No dia 28 de maio, paramos um pouco para pensar na saúde da mulher. É o Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher, uma data que destaca a importância da saúde e do bem-estar feminino em todo o mundo.

Essa data levanta discussões de todo tipo: combate às violências obstétricas, autocuidado, acesso à saúde. Aqui, no Comida de Verdade, aproveitamos esse dia para discutir práticas que podem melhorar a qualidade de vida das mulheres – através também da reconexão, ancestralidade e plantas.

“Plantar faz bem à saúde?” Essa é a pergunta que fazemos, pensando no plantio, na conexão com a terra e no acesso à saúde que vem pelo alimento. Cuidar de um jardim, de uma horta, de uma pequena plantação, pode fazer uma grande diferença.

Quem vem falar com a gente sobre o assunto, é a cientista e pesquisadora – Fran Paula! Fran é Quilombola, engenheira agrônoma, Mestra em saúde pública; pesquisadora, e escreve no blog Agricultura Ancestral. Integra o GT Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), e o GT Ancestralidades da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA).

Comida de Verdade é o seu programa de todos os sábados, para falar de alimentação e agroecologia, valorizando nossas feiras e a cultura local. Todos sábados, às 10h30, na Rádio Universitária 99.9 FM e retransmissão na Rádio Universitária Paulo Freire 820 AM – Formato podcast no Spotify do Centro Sabiá!

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *