Comissão de Jovens Multiplicadores da Zona da Mata se reúne para seminário de Avalição
Por Franceli Gomes da Silva (jovem da CTJMA da Zona da Mata)
Nos dias 23 e 24 de novembro de 2014 aconteceu o seminário de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (PMA) da Comissão de Jovens Multiplicadores da Agroecologia (CTJMA) da Zona da Mata, em Rio Formoso, Pernambuco. O encontro tinha como tema “Sementes de ontem, frutos de hoje. Sementes do hoje, frutos do amanhã”.
Tinha como objetivo geral propiciar um ambiente reflexivo para avaliação do papel da CTJMA e de cada um que faz parte desta, mas também avaliar as ações desenvolvidas em 2014. Além de apontar os caminhos a serem percorridos em 2015 no território da Zona da Mata.
Tinha como objetivos reflexivos:
• Fortalecer a juventude, renovando os ânimos e as forças das mesmas para que estas possam mobilizar, avaliar, planejar e atuar de forma mais participativa nas comunidades;
• Perceber a importância da organização juvenil para as transformações sociais nos níveis local e regional, como também sua responsabilidade nesse processo;
• Contribuir para a criação de estratégias que fortalecerão os grupos de base (das comunidades) e também a Comissão Territorial de Jovens ampliando sua influência político organizativa dentro dos âmbitos ambientais.
O encontro começou às 9h, em seguida tivemos uma breve apresentação onde pedimos que cada jovem pegasse algo na roda com que se identificasse e fizesse sua apresentação. Depois da apresentação tivemos uma análise de conjuntura com o professor do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Jorge Tavares, onde ele falava sobre os avanços e retrocessos da agricultura. Deixou uma pergunta: “para onde vamos”, depois fizemos um pequeno debate.
Às 14h30 tivemos uma dinâmica que tinha três eixos: sentir, agir e atuar, onde, em duplas, um fechou os olhos e o outro que estava de olhos abertos o guiava e depois deitamos e refletimos sobre esses três eixos.
Depois debatemos sobre a Comissão Territorial de Jovens Multiplicadores de Agroecologia; o que era, o que fazíamos e como estamos atuando em nosso território. Fizemos um trabalho em grupo e depois debatemos sobre o trabalho, que foi muito proveitoso.
No segundo dia continuamos com o debate do dia anterior para melhor frisar as questões da sub-comissão e o que cada um tinha pra fazer e qual era o seu papel. Depois de tudo discutido avaliamos que o encontro foi ótimo e concluímos com sucesso tudo o que tínhamos planejado.
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.