Cinema, arte e jovens florescem no sertão do Pajeú
Lançamento reuniu cerca de 350 pessoas. Foto: Sara Brito/Acervo Centro Sabiá
Por Rafaela Borges (Jovem Multiplicadora de Agroecologia da Comissão Territorial do Sertão)
Na última quinta-feira, dia 30 de julho, aconteceu o lançamento do projeto Cine Arte das Flores, na quadra da escola da comunidade Matalotagem, no município de Flores. O Cine Arte das Flores trouxe o filme Tapete Vermelho e a peleja de um pai que procura um cinema que nem doido para levar o filho. Também teve a estreia da animação Comida que Alimenta, animação produzida pelo Centro Sabiá.
O evento teve um grande público, inclusive além do esperado, com uma média de 350 pessoas de várias comunidades: Sacos do Henrique, Sacos do Caldeiros, Cavalhada, Lagoa da Favela, Mucambinho, Poço Grande, Baixa do Juá. Também foi organizada uma comitiva de Carnaíba, que ainda contou com jovens de vários municípios que fazem parte da Comissão Territorial de Jovens Multiplicadores de Agroecologia (CTJMA), com participação de jovens dos municípios de Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde e Iguaracy.
A próxima exibição será próximo domingo na comunidade de Santana de Almas, na praça da comunidade por traz da Capela. O público esperado para a segunda sessão é de 150 pessoas. As sessões acontecem em todos os domingos em diferentes comunidades de Flores, no Sertão do Pajeú pernambucano. A entrada de todas as exibições é franca e há também pipoca grátis.
Confira a programação de Agosto:
23/08 – Comunidade de Carvalhada, com o filme “Os Pretendentes da Filha do Coronel”.
30/08 – Comunidade de Poço Grande, em Flores/PE.
A iniciativa é uma realização do Centro sabiá, Pastoral da Juventude Rural e da Comissão de Jovens Multiplicadores de Agroecologia e conta com parceria do Cecor e Prefeitura de Flores. Estavam presentes neste evento a coordenação do Centro Sabiá (Maria), membros do Núcleo de Comunicação do Centro Sabiá, o presidente da Câmara de Vereadores de Carnaíba, Junior de Mocinha, e o secretário municipal de Bem Estar Social de Flores, Everaldo Babosa.
Saiba mais sobre o Cine Arte das Flores:
Arte e Agrofloresta convidam jovens a se reconectar com a agricultura e o campo
Cine Arte das Flores estreia nesta quinta no Sertão do Pajeú
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.