Jovens Multiplicadores da Agroecologia se reúnem na Zona da Mata


Foto: Acervo Centro Sabiá

Por Ivanildo Paulino e Adriano Barbosa Ferreira de Lima (Comissão de Jovens Multiplicadores de Agroecologia da Zona da Mata) 

Nos dias 15 e 16 de junho aconteceu na cidade de Rio Formoso, a reunião da Comissão de Jovens Multiplicadores de Agroecologia (CJMA), com participação de jovens dos municípios de Palmares, Catende, Joaquim Nabuco, Ribeirão, Rio Formoso e Barreiros. O objetivo do encontro foi contribuir com a criação de estratégias para atuação em 2016, tanto as que dialogam com o novo trienal (2016/2018) do projeto Juventude e Agroecologia – Conquistar direitos e meios de vida sustentáveis, apoiado pela cooperação internacional terre des hommes, quanto as ações autogestionadas a serem desenvolvidas pelos jovens em seus municípios e comunidades.

Durante a reunião aconteceu uma apresentação do Fórum das Juventudes de Pernambuco (FOJUPE) feita por uma jovem da Comissão de Jovens Multiplicadores que também compõe a coordenação do Fórum, Geisiane Pacheco, da Comunidade Quilombola de Siqueira, no município de Rio Formoso. Ela explica que a sua composição na coordenação do FOJUPE se deu a partir de sua participação na Reunião da Colegiada do Fórum. 

No mesmo momento foi apresentado por ela uma das ações do fórum para o ano de 2016 que é a campanha “Jovens pelo Direito de Viver”. Na ocasião ela demonstrou como fazer a logo da campanha em camisas, com a técnica do stencil. 

Houve também um debate sobre o encontro autogestinado que aconteceu entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro de 2015, no município de Riacho das Almas, no Agreste, onde participaram jovens das regiões do Agreste e da Zona da Mata. Os jovens presentes que participaram desse encontro relataram detalhes de como foi, o que foi discutido lá e como se faz um encontro desse tipo. 

Foi importante saber que nossos jovens também participam de outros espaços além da Comissão. Foi significativo ouvir o que eles tinham a dizer de suas experiências em outras representações como Pastoral da Juventude Rural (PJR), FOJUPE e outros. 

A finalização do encontro foi em um ato que aconteceu no município de Barreiros em frente ao prédio da previdência social, contra o reajuste da aposentadoria e por mais direitos para os trabalhadores e trabalhadoras. 

 

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *