Jovens da Mata Sul participam do Curso Realidade Brasileira (CRB)

Jovens da Mata Sul participam do Curso Realidade Brasileira (CRB) 

(Foto do coletivo Levante Popular)

Por Ivanildo Paulino da silva( Comissão de Jovens multiplicadores da Agroecologia )

Nos dias 02 á 03 de Setembro de 2017 aconteceu na Universidade Federal da cidade de Vitoria de santo Antão – PE o Curso de Realidade Brasileira, com principal objetivo: explica como funciona a realidade do Brasil. composto por um publico de jovens de Universidades e movimentos sociais.  

O tema do primeiro módulo do Curso foi “Categorias Fundamentais da Economia Política”, facilitado por Eduardo Mara, cientista social, doutor em serviço social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro da Direção Nacional da Consulta Popular.

Através de uma dinâmica participativa observamos a diferença de classes existente no Brasil, a desigualdade, o consumismo, assim como em relação aos direitos e deveres da sociedade, de que forma esses deveres são conduzidos, seja ele pela sociedade em geral ou pelos  representantes escolhido pelo povo.

É importante entender a essência que rege as coisas que nos cerca, a história que existe por traz da construção do conhecimento pratico da sociedade, podemos chamar de principio de separação “quando dizemos uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa”.  A partir desse ponto temos percepção dessa realidade, Para entender esse processo de transformação é necessário entender o valor atribuído ao objeto, que esta na força de trabalho. Esse processo, no entanto é complexo, pois a sociedade está inserida em um modelo que é conduzido por uma pequena minoria. Que diz representar a todos, quando na pratica não é isso que se observa. A nossa organização social sem moldou numa realidade onde as pessoas precisam fazer parte de um ciclo vicioso de consumo e trabalho gerado pelo capitalismo, que age como uma força repressora e manipuladora, nesse contexto tomamos como exemplo à mídia as escolas, assim como outros métodos, utilizadas pelo capitalismo, para controlar e exercer poder.,  

Para que a sociedade possa obter os seus direitos é preciso que a mesma se organize, entendendo que a classe trabalhadora é a que possui a força de trabalho que rege a riqueza do país, ou seja, do capitalismo. Sendo assim é preciso que a organização social seja construída. O curso de Realidade Brasileira vem com esse intuito de organizar e fortalecer a toda classe trabalhadora desse país.

Nesse primeiro modulo foi mostrado que a esperança, por muito pouca, ainda brilha. Portanto é a essa pequena luz que devemos nos apegar e segurar forte, através de luta e organização a vitoria é conquistada, diante dessa realidade essa será a nossa jornada por   uma sociedade igualitária para todos. 

 

 

Que bom ter você por aqui…

Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!

Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *