CJMA participa do 25° fórum de gestoras de organismo municipais da região do semiárido de PE
Por: Mônica Silva, jovem multiplicadora da agroecologia do município de Cumaru/PE.
Foto: CJMA
Entre os dias 23 e 24 de maio do ano corrente, aconteceu na Escola Técnica Estadual Porto Digital, na cidade de Recife o 25° fórum de organismos governamentais de políticas públicas para as mulheres da região do semiárido. A pauta da plenária foi bem diversa e contou com palestras e debates sobre reforma da previdência e seus impactos na vida das mulheres; mulheres no poder – eleições 2020; Conferência municipal, estadual de políticas para as mulheres em 2019. No primeiro dia do evento teve falas da deputada estadual Teresa Leitão e do Sr. Marcondes Carneiro
(SINDSPREV). No debate sobre a reforma da previdência e os impactos desta na vida das mulheres, a deputada Teresa Leitão destaca para o fato de que estão querendo substituir um regime consagrado no mundo que é o da seguridade por um sistema de
sonegação fiscal, não é só dos trabalhadores porque descontam na fonte. A Dra. Cristina Buarque, pesquisadora da fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) iniciou a sua participação à tarde e trouxe dados estatísticos das últimas eleições, mostrou os avanços das mulheres no poder, nas esferas da política brasileira. A Carol Vergolino, em sua fala trouxe exemplos da sua campanha e das dificuldades com o machismo encontradas na ALEPE e com isso foi super aplaudida pelas participantes durante a sua fala. E reafirmou que as políticas públicas e ações que forem boas para as mulheres serão boas para toda a sociedade. Em outra fala, a mesma colocou que “o Brasil tem menos representação política de mulheres do que Arábia Saudita.” E pra fechar o dia a Sra. Sueli Oliveira, assessora especial da secretária da mulher ressaltou sobre a importância do movimento feminista para a criação dos organismos de políticas para as mulheres e lembrou do movimento das mulheres que lutaram para a criação dos conselhos estaduais de direitos das mesmas. E no último dia foram as discussões foram em torno das próximas conferências municipais e estaduais de políticas públicas para as mulheres que acontecerão neste ano.
Que bom ter você por aqui…
Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!
Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.