Coordenação do Centro Sabiá visita sistemas de reúso de águas e agroflorestas instalados em Triunfo (PE)

Na ocasião, o coordenador Alexandre Pires ainda ouviu da comunidade de Oiticica algumas demandas e propostas de melhoria dos projetos

Na ocasião, o coordenador Alexandre Pires ainda ouviu da comunidade de Oiticica algumas demandas e propostas de melhoria dos projetos

Com 13 sistemas RAC/SAF (Reuso de Águas Cinza/ Sistema Agroflorestal) instalados na comunidade de Oiticica, zona rural de Triunfo (Sertão do Pajeú, PE), o coordenador do Centro Sabiá, Alexandre Pires, pôde conferir in loco as necessidades e desafios do sistema, ouvindo da comunidade algumas dificuldades de instalação e propostas de melhoria para o ano de 2022. “Este é um projeto que está em andamento e já mostra sua capacidade de reaproveitamento da água como estratégia de Convivência com o Semiárido e promoção da Agroecologia.”, afirma Alexandre.

Enquanto na comunidade do agricultor Antônio Lucena, o sistema está num desenvolvimento satisfatório, com agrofloresta em bom desenvolvimento e variedades como palma, aroeira, goiabeira, mandacaru, feijão guandu, limoeiro, sabiá e outras variedade, na comunidade do agricultor Josias Pereira, o processo enfrenta o desafio de desenvolver-se em um terreno íngreme e a necessidade de cercamento para evitar a entrada dos animais. “Esses desafios mostram oportunidades de melhorias nos sistemas e a apropriação por parte das famílias de sistemas que cumprem o papel de saneamento rural e ao mesmo tempo garantem uma prática de recuperação dos solos, da biodiversidade e da produção de alimentos saudáveis para as pessoas e para os animais “, destaca Alexandre.

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *