Contra a fome mulheres da Horta Popular Agroecológica Dandara participam de mutirão e roda de diálogo

Rosa Sampaio
Jornalista do Centro Sabiá

Foto: Rosa Sampaio

Na última quinta-feira, 10 de março, cerca de 30 mulheres participaram do mutirão de organização e limpeza. A atividade durou todo o dia na Horta Popular Agroecológica Dandara, durante a manhã, após um lanche, elas se organizaram em grupos de trabalho para limpeza e capinação da nova área, requalificar canteiros, entre outras demandas do cotidiano da horta. A ação foi realizada pelo Centro Sabiá, Marcha Mundial das Mulheres. Aniérica Almeida, assessora de Agricultura Urbana do Centro Sabiá, destaca a importância das mulheres em se organizarem em iniciativas como essas que visam enfrentar a fome nas periferias das grandes cidades.

Após um almoço coletivo, como celebração da jornada de luta feminina do mês de março, as agricultoras se reuniram em uma roda de diálogo pelo fim da fome e soberania, facilitado pela Conselheira Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Marta Almeida, que destacou a importância das mulheres populares de se apropriarem dos alimentos ancestrais, da comida de verdade, que plantamos, colhemos e fazemos. “Estamos passando por um processo muito cruel e não estamos percebendo. Se apropriaram dos nossos alimentos e receitas e hoje estamos adoecida, obesas, hipertensas, com diabetes, porque agora nós somos refém do leite em pó, dos embutidos, dos enlatados, dos corantes e açúcar, conseqüência do processo de perda da nossa soberania alimentar”, destacou Marta na sua fala.

A Horta Popular Agroecológica Dandara foi criada em agosto de 2020 durante a pandemia em Peixinhos, bairro periférico da zona norte do Recife, por meio das iniciativas da Campanha Mãos Solidárias, foi implantada com o objetivo de produzir alimentos livres de veneno e plantas medicinais para que famílias da comunidade possam reduzir os impactos da desigualdade social, sobretudo de insegurança alimentar, gerados pela pandemia da COVID-19, no país onde 19 milhões de pessoas passam fome.

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *