Campanha traz mapa digital sobre cultura alimentar do Brasil

A campanha Comida é Patrimônio é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar (FBSSAN). Neste mês de março ela entra na sua quarta fase e traz a possibilidade do público interagir navegando em um mapa digital onde a riqueza dos patrimônios alimentares dos biomas brasileiros, dos povos, da cultura e da biodiversidade estarão à mão de quem tem interesse em conhecer esses mundos de vida. O lançamento do Mapa Digital acontece neste dia 18 de março, às 15h, de forma remota pelo Webinar (link abaixo).

Comida é Patrimônio é uma campanha que teve início em 2015 e é uma estratégia de mobilização e comunicação. Ela tem como objetivo estimular a reflexão, o diálogo e ações voltadas para a valorização da cultura alimentar e à defesa de formas mais justas, equitativas, saudáveis, sustentáveis e solidárias de produzir, distribuir e consumir alimentos nos territórios. A campanha já passou por três fases e inicia sua quarta neste início de 2022, num momento em que o  País passa por um contexto de agravamento da fome entre grande parcela da população. Um atentado a dignidade humana, a soberania alimentar, ao meio ambiente e ao que nos resguarda o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

O Brasil é um país de grande riqueza alimentar, de uma cultura e biodiversidade invejável. Cuidar desse patrimônio é quase uma necessidade básica para todos/as nós e, especialmente, para  os governos que precisam garantir políticas públicas que preservem esse patrimônio. O Mapa Digital traz essa riqueza mostrando através de sons, imagens e textos o que cada bioma tem. Ele é interativo  e cada pessoa pode navegar por um Brasil com muitos mundos de vida. Os conteúdos do mapa trazem a riqueza dos biomas, povos, culturas, comida e biodiversidade. Ele  também traz os anúncios e as denúncias que expressam as vozes de resistência nos territórios em defesa de sistemas alimentares justos e sustentáveis.

O Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar (FBSSAN) convida você e sua organização para participarem do lançamento nesta sexta-feira, 18/03, a partir das 15h. Na ocasião, além da apresentação do mapa e suas ferramentas para navegação, também estarão presentes as convidadas Maria Emília Pacheco (FBSSAN/FASE), Thainá Marajoara (Iacitatá), Roselita Vitor (Polo da Borborema) e Lourdes Laureano (Articulação Pacari) e Santiago Bernardes (Coordenação  Nacional de Comunidades Tradicionais Caiçaras). Música, imagens e vozes de quem faz o patrimônio alimentar brasileiro também farão parte da atividade que tem previsão de encerramento para às 17:30h. A campanha Comida é Patrimônio chega no seu sexto ano com o lema Das Redes às Rodas. Uma defesa dos modos de produzir, viver e comer nos diferentes biomas do Brasil. Pensar a comida como patrimônio é pensar como partilhá-la, dialogar sobre ela e atualizar seu saberes e sabores todos os dias em cada parte deste País.

O quê? Lançamento do Mapa Digital da campanha Comida é Patrimônio
Quando? Dia 18 de março de 2022
Que horas? Às 15h
Onde? Webinar/plataforma Zomm
Faça sua inscrição aqui!

Mais Informação:
Juliana Dias (FNSSAN) – (21) 9.9997-2952 (WhatsApp)
julianadiasrc@gmail.com

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *