“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo” faz parte do legado deixado pelo educador Paulo Freire.
Vitor Diego Pereira da Silva,
Membro da Comissão de Jovens Multiplicadores/as da Agroecologia
A rede de educadores/as populares da FETAPE (Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco), CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), EQUIP (Escola de Formação Quilombo dos Palmares) e outras organizações, representada pela Escola Nacional de Formação Enfoque, e o coletivo da campanha em defesa do legado de Paulo Freire(PE), participaram e organizaram o encontro das redes do Nordeste do Conselho de Educação Popular da América latina e Caribe (CEAAL Brasil/NE), na cidade do Recife entre os dias 17 a 19 de setembro de 2022.
O objetivo principal foi avaliar a campanha latino-americana em defesa do legado de Paulo Freire. Os três dias foram marcados pela troca de aprendizados e conhecimentos, trazidos por representantes da campanha, representantes de vários estados do país, onde se pode entender um pouco mais sobre o legado freiriano e as metodologias deixadas por ele. O evento foi iniciado com uma mística de abertura, com a apresentação dos/as participantes e posteriormente teve uma ciranda. Em seguida houve a divisão de grupos para debatermos um pouco sobre o que Paulo Freire representa para cada um de nós e através dessas trocas trazermos palavras para dar continuidade a este legado. Uma das palavras de inspiração que marcou o evento foi “pelEJA” trazida como uma forma de resistência, para mostrar um dos marcos do legado de Paulo Freire que é a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Foram debatidos pontos essenciais para dar continuidade a campanha pelo legado de Paulo Freire e como deveríamos fortalecer o movimento freiriano em uma possível vitória do candidato à presidência da república que representa a classe trabalhadora. Foi citado que nos anos de governo populares, na gestão de Lula e Dilma por exemplo, o movimento teve uma grande força, mas que com o fim desses mandatos o mesmo se enfraqueceu. Em seguida houve uma caminhada e panfletagem pelo Mercado Público da Madalena, para a divulgação dos/as candidatos/as que apoiam o movimento e das ações relativas ao Centenário de Paulo Freire.
No segundo dia do evento houve um ato político e cultural da celebração pelo centenário do educador, realizado na praia do (Pina) com a participação dos artistas: Chico César, Lia de Itamaracá, Silvério Pessoa entre outros, onde uma multidão acompanhou o ato e pode entender um pouco do legado de Paulo Freire, sendo falado nos intervalos de cada apresentação artística. No último dia de evento houve a plenária mundial da educação que foi realizada na concha acústica da UFPE, na mesma foi feita uma análise do legado freiriano e como deveríamos dar continuidade ao mesmo reafirmando que “Educação não transforma o mundo, educação muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo”, sigamos firmes fazendo a nossa parte.
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.