Financiamento solidário, assessoria técnica e produção de alimentos por jovens agricultores
Tatiane Faustino da Silva, camponesa e Bacharelanda em Agroecologia
Gildo José da Silva, camponês e técnico em Agroecologia
Vivemos uma crise global de alimentos, que afeta principalmente as famílias mais vulneráveis, e em tempos assim a forma de produção faz uma enorme diferença. Somos um casal de camponeses e moramos no Semiárido brasileiro, produzimos de forma agroecológica no Sítio Sobrado que fica em região montanhosa do município de Jataúba – no Agreste Central de Pernambuco. Iniciamos nosso projeto de vida no sítio plantando hortaliças, mas com o aumento das temperaturas, as poucas chuvas e secas, a produção foi se tornando inviável. Tivemos que adaptar nossa produção e migramos para os produtos beneficiados, onde praticamente não temos perdas, pois duram mais tempo, podendo levar o mesmo produto várias vezes para a feira até vendê-lo.

As nossas estratégias foram por três caminhos. Na primeira, buscamos inovar e fazer o beneficiamento do milho e das frutas da estação e outras. A segunda estratégia foi se juntar a outras produtoras e produtores da região, movimentos sociais e o governo municipal para criação da feira da agricultura familiar do município. A terceira estratégia foi o acesso ao Fundo Rotativo Solidário, gerido pelo Centro Sabiá, esse tipo de crédito nos ajudou a comprar insumos e construir as infraestruturas necessárias para fazer o beneficiamento da nossa produção. Outro caminho muito importante trilhado foi articular a produção de outros jovens agricultores e agricultoras da região para comercializar na nossa banca de feira, assim fortalecemos nossa comunidade e amigos parceiros.

Há dois anos, temos nossa renda principal da produção e beneficiamento aqui do sítio, estamos felizes e fazendo o que gostamos, praticando uma agricultura que prioriza o social, econômico e ambiental. Também estamos valorizando os alimentos da agricultura familiar camponesa, que tem uma missão e uma virtude muito grande em manter a produção, distribuição, disponibilidade e a continuidade da comida de verdade.
Que bom ter você por aqui…
Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!
Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.