Perspectivas para a Agroecologia em 2023 | Cantos do Sabiá
Radialista e comunicador do Centro Sabiá.
🎧 O Cantos do Sabiá fala de um dos temas mais importantes de nosso podcast: falamos da agroecologia, da sustentabilidade! Hoje refletimos sobre a política eleita para 2023, a agroecologia nestas eleições de 2022, e perspectivas para o ano que vem.
O ano de 2023 já vem abarrotado de desafios e enfrentamentos políticos. É um novo ano, e um novo ciclo de representantes eleitos e eleitas em Pernambuco, no Nordeste, no Brasil!
A partir de janeiro, mudanças urgentes devem ser feitas na política – especialmente quando pensamos em meio ambiente, desenvolvimento sustentável e agroecologia. O Brasil hoje enfrenta novamente a fome, com muito da comida envenenada pelos agrotóxicos.
O país tem um alto número de queimadas e desmatamento, e Pernambuco ainda se recupera das enchentes que causaram mortes e deixou várias famílias desabrigadas – tudo isso causado pela injustiça ambiental.
Precisamos de políticas voltadas para as pessoas. Uma política ambiental que pense nos menos favorecidos e uma política que pense no produtor e produtora rural – uma política agroecológica! E é sobre isso que conversamos esta semana com Maria Cristina Aureliano! Maria é engenheira agrônoma, ativista pela agroecologia e direitos humanos, e também coordenadora técnico-pedagógica do Centro Sabiá!
Cantos do Sabiá é o Podcast do Centro Sabiá! Semanalmente discutimos agroecologia, sustentabilidade e política no campo e cidade! O podcast vai ao ar todas às segundas-feiras, com a edição completa da entrevista que originalmente compõem o programa de rádio do Centro. https://spoti.fi/31VtUj5
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.