Novos olhares para a iniciação fotográfica e a autopublicação, oficina de encerramento do projeto ação fotográfica no Sertão do Pajeú

Valdirene Alves, jovem multiplicadora da agroecologia

Foto: Comissão de Jovens Multiplicadores da Agroecologia – CJMA

Em outubro de 2022 aconteceu a oficina do projeto ação fotográfica na sede da Associação dos/as Trabalhadores/as Rurais do Sítio Poço Grande, situado na cidade de Flores, no Sertão do Pajeú. Na ocasião, 12 mulheres participaram do momento inicial de trabalhar a iniciação fotográfica e a auto publicação, não pensando meramente na coisa técnica mas tendo a fotografia e a imagem como uma ferramenta de problematização e de divulgação das questões daquela comunidade. Então, reuniram fotos e textos que ao longo deste período foi sendo trabalhado para gerar um livreto impresso e encadernado com a técnica da brochura, costurado com linha e agulha.

Assim, no dia 21 de abril de 2023 o projeto foi finalizado com a realização da oficina “Iniciação à Fotografia e Autopublicação” na comunidade. Essa foi primeira etapa do projeto Ação Fotográfica, que agora segue para a zona da Mata Sul e Agreste de Pernambuco e conta com o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – FUNCULTURA em parceria com o Centro Sabiá e Comissão de Jovens Multiplicadores da Agroecologia – CJMA.

Facilitada pelo fotógrafo e geógrafo Eric Gomes, em colaboração comigo, Valdirene Alves, moradora de Poço Grande, e com a participação do grupo de mulheres da comunidade, a oficina foi um espaço de troca de saberes sobre o uso, a produção e a comunicação a partir de fotografias.

Como prática, a turma decidiu contar história da experiência local com o Sistema de Reúso de Águas Cinzas (RAC/SAF), comparando sistemas implantados em 2018 e 2022, mostrando os avanços e benefícios para a comunidade. As próprias mulheres fizeram as fotos e textos que compõem o livreto em formato de fotozine com encadernação em brochura, tudo montado em sala de aula na sede da associação do Poço Grande.

A intenção do projeto Ação Fotográfica é instrumentalizar a comunidade e mostrar caminhos possíveis para uma comunicação impressa a partir das próprias necessidades e desejos.

Vale ressaltar que a comunidade recebeu 100 exemplares do livreto para usarem da forma que acharem melhor, como na divulgação/visibilidade das suas ações, dentre outros. Confira o resultado final deste trabalho aqui!

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Um comentário

  1. Estão de parabéns vamos a luta todos A agricultores para melhorar para todos o sindicato está de parabéns juntamente com todos que faz o grupo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *