Formação em Incidência Política e Advocacy acontece para juventudes de Flores, Pernambuco
Vitor Diego
Pedagogo e Jovem Multiplicador da Agroecologia
Durante os dias 30 e 31 de maio de 2023, aconteceu na cidade de Flores, no Sertão de Pernambuco, a formação em incidência política e advocacy com os/as jovens do município, com a facilitação de Mônica Tavares (Assessora da Diretoria de Organização e Formação Sindical da FETAPE). A juventude presente pôde aprender que no cenário político e social atual, a capacidade de influenciar nas políticas públicas e promover mudanças sociais tornou-se uma ferramenta vital para enfrentar desafios e construir sociedades mais justas e igualitárias. A formação foi uma parceria desenvolvida pelo Centro Sabiá, FETAPE, STR de Flores e CJMA.
Advocacy, segundo o dicionário, quer dizer: “é uma prática política levada a cabo por indivíduos, organizações ou grupos de pressão, no interior das instituições do sistema político, com a finalidade de influenciar a formulação de políticas e a alocação de recursos públicos”. É uma questão que já vem sendo discutida há muito tempo e ganhou impulso nas últimas décadas. Com a globalização das comunicações e o acesso à informação, as vozes da sociedade civil agora podem ser ouvidas mais claramente do que nunca. A incidência política, que envolve a influência deliberada e organizada nos processos políticos, tornou-se uma ferramenta poderosa para moldar políticas e promover mudanças sociais.
Depois de entender o significado e os objetivos da incidência política, a juventude pode debater um pouco como isso acontece no seu dia a dia, quais ações são desenvolvidas em suas comunidades e quais ainda faltam para melhoria da qualidade de vida da população. Depois desse amplo debate, pode-se propor ações que tragam melhorias para as juventudes. Diante do que foi informado pelos jovens, foi feita uma carta com reivindicações para serem entregues em prefeituras, secretarias municipais e câmaras de vereadores/as.
A formação não foi apenas um investimento para as pessoas ali presentes, mas também uma contribuição vital para a sociedade. Capacitar indivíduos com as habilidades e conhecimentos necessários para influenciar positivamente as políticas públicas e promover mudanças sociais é uma maneira eficaz de moldar o futuro e garantir um mundo mais justo e equitativo para as gerações vindouras. À medida que mais pessoas se envolvem nesse processo, o impacto coletivo se multiplica, mostrando que a formação em incidência política e advocacy é verdadeiramente uma ferramenta poderosa para a transformação social.
Segundo Valdirene Alves do sítio Poço Grande, cidade de Flores no Sertão do Pajeú, foi de extrema importância esta formação para a juventude, pois a visão que ela tinha sobre incidência política se dava apenas através da política partidária. Durante a formação, ela pôde aprender que incidência não se limita à política partidária, e que incidir deve vir dos civis até o legislativo. Segundo a mesma, o evento abriu seus olhos para incidir de maneira mais certeira e que todos fazemos política desde o nosso nascimento, e com o passar do tempo nos tornamos pessoas mais ativas nas causas sociais, sempre indo em busca de nossos direitos.
Segundo Hernando Nunes, jovem Diretor de Juventude do Sindicato dos/as Agricultores/as Familiares da cidade de Flores, apesar de não ter participado dos dois dias, ele diz que gostou bastante e que esses momentos são muito importantes para o fortalecimento e empoderamento da juventude. Como também para que a sucessão rural aconteça com respeito às diversidades, e garantia de acesso às políticas públicas. Ressalta também que seria importante acontecerem outros eventos como esses, com diálogos e articulações feitas previamente para envolver mais pessoas no processo e assim ter maior visibilidade, tanto aos jovens que são o foco da formação, quanto às instituições, renovando e fortalecendo as parcerias.
Para Janaina Ferraz, Assessora das Juventudes do Centro Sabiá, “a atividade se deu conforme havíamos pensado, sendo muito acertada a parceria construída com a FETAPE e STR e como uma forma de transformação muito potente para estimular novos conhecimentos e ações por parte das juventudes”.
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.