Estamos Perdendo Soberania Alimentar? | Programa Comida de Verdade

João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

O Programa Comida de Verdade vem esta falar da soberania alimentar. Estamos perdendo a nossa soberania alimentar? Dados do relatório Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no mundo 2022, lançado pela ONU, mostram que o número de afetados pela fome mundial subiu em 2021 para 828 milhões de pessoas. No Brasil, dados da rede PENSSAN (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional), nos mostram que já somos mais de 33 milhões convivendo com a fome. Já estamos de volta ao mapa da fome. 

Se soberania alimentar é o direito dos povos pela alimentação, políticas alimentar e estratégias sustentáveis da produção saudável de alimentos, como que a gente garante soberania em meio a fome, deixada por desgovernos nas políticas de saúde e alimentação? 

Como garantir soberania alimentar no país da fome!? É sobre tudo isso que vamos conversar aqui hoje! E para falar com a gente, estamos aqui com Reginaldo Xavier! Reginaldo foi secretário geral do CONSEA-PE, atualmente, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Pernambuco.

O Programa Comida de Verdade vai para a Rádio Universitária Paulo Freire – AM 820 Khz! O Comida de Verdade faz parte da chamada pública da Rádio Universitária. Depois você pode ouvir também em nossas plataformas virtuais: Clique aqui e nos siga no Spotify!

Escute a programação da Rádio Universitária Paulo Freire online! https://orelha.radiolivre.org/radiopaulofreire

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *