Cisternas: Água e direito no Semiárido | Cantos do Sabiá

João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

O Cantos do Sabiá vem falar sobre cisternas: água e direito no semiárido! A luta pelo acesso à água ainda é uma realidade para muitos brasileiros. Segundo a ONU, a Organização das Nações Unidas, 2,3 bilhões de pessoas no mundo vivem em estresse hídrico. No total, quase 2 bilhões seguem sem acesso à água potável. 

Água é direito humano; mas é muito mais que isso: água é garantia alimento, comida de verdade. É solo nutrido, barriga cheia, convivência com climas, é qualidade, é recurso… Água é vida! Não é, nem pode ser vista como mercadoria. 

É pensando nesse acesso, que diversas organizações se juntam por esse direito! É pelo acesso, pela vida, que nasce o Programa de Cisternas, iniciativa proposta pela Articulação do Semiárido – ASA Brasil – ao governo brasileiro em 1999! Cisternas são pontos fundamentais na luta pelo acesso à água, mudança de vida e transformação do campo. E é sobre essas políticas transformadoras que vamos conversar hoje. Para trocar essa ideia com a gente, está com a gente hoje – Antônio Barbosa. 

Antônio é sociólogo, especialista em extensão rural e desenvolvimento sustentável, mestre em agroecologia, doutorando em recursos naturais e gestão sustentável, é coordenador do Programa uma terra e duas águas( P1+2), do programa sementes do Semiárido e do projeto DAKI – Semiárido Vivo, ações da Articulação Semiárido Brasileiro – ASA.

Cantos do Sabiá é o Podcast do Centro Sabiá! Semanalmente discutimos agroecologia, sustentabilidade e política no campo e cidade! O podcast vai ao ar todas às segundas-feiras, com a edição completa da entrevista que originalmente compõem o programa de rádio do Centro. https://spoti.fi/31VtUj5

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *