Quem faz a agricultura urbana? | Comida de Verdade
João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

Se liga, que o Comida de Verdade desta semana discute a agricultura que acontece nos centros urbanos, em meio às selvas de pedra; desafiando lógica de crescimento de cidades, atrelado ao capitalismo, desenvolvimento urbano e maquinário, hoje vamos falar da Agricultura Urbana!
A agricultura urbana é cultivar alimentos, plantas medicinais em meio às cidades, áreas urbanas! Isso acontece em quintais, telhados, varandas, terrenos baldios e espaços públicos, seja em prédios, casas, na periferia… Em todo lugar a agricultura urbana resiste.
Busca trazer a produção de alimentos para dentro da cidade. Mas é muito mais que isso. Junto com a agroecologia, a agricultura urbana é resgate. Resgate de ancestralidade, da produção de comida, de vida, de participação e trocas.
E quem faz tudo isso? Quem são as mãos que produzem, botam a mão na terra? É claro que são elas, as mulheres da agricultura urbana! Uma pesquisa realizada pela Fiocruz e pelo Coletivo Nacional de Agricultura Urbana, mostra para a gente a importância das mulheres nas iniciativas de agricultura na cidade: Das mais de 2400 experiências de agricultura urbana, são elas que participam das formações. São elas que produzem, que ocupam e que experienciam a produção.
É por isso que falamos delas, e da agricultura da cidade! Para conversar com a gente, a pesquisadora Lorena Portela. Lorena é pesquisadora da saúde coletiva e da agroecologia. Doutoranda em Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Co-coordena a Providência Agroecológica, iniciativa de agroecologia, arte e educação na favela da Providência, RJ.

O Programa Comida de Verdade vai para a Rádio Universitária Paulo Freire – AM 820 Khz! O Comida de Verdade faz parte da chamada pública da Rádio Universitária. Depois você pode ouvir também em nossas plataformas virtuais: Clique aqui e nos siga no Spotify!

Que bom ter você por aqui…
Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!
Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.