X Seminário Nacional da Agrobiodiversidade E Sementes Crioulas
Ivan Bezerra
Jovem Multiplicador da Agroecologia
Aconteceu entre os dias 02 a 05 de outubro de 2023, na UFRPE/Recife (Universidade Federal Rural de Pernambuco), o X Seminário Nacional da Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas (Senasec), com o lema “Comida saudável: dever do estado, direito do povo, compromisso camponês”. O evento, realizado pelo MCP (Movimento Camponês Popular), reuniu caravanas de diversos estados, como Pernambuco, Pará, Bahia, Sergipe, Alagoas, Goiás e Ceará.
Ocorreram palestras sobre a importância da proteção das sementes crioulas, da agrobiodiversidade e de temas místicos. A mesa de abertura oficial contou com a representação de 35 instituições, movimentos, universidades e uma grande diversidade de lutadores e lutadoras das pautas do campo nacional e internacional.
No segundo dia do evento, foram disponibilizadas oficinas e plenárias. Eu, enquanto representante da Comissão de Jovens Multiplicadores/as da Agroecologia (CJMA), participei da oficina Introdução a Sistemas Agroflorestais (SAFs) Biodiversos. Na oficina, foi falado sobre o conceito de SAF, sua introdução e manejo em um sistema, os tipos de SAFs e, por último, foi desenvolvida na prática a introdução de uma linha de cultivo agroflorestal.
Na manhã do dia 04/10, ocorreu o manifesto no X Senasec, reunindo mais de 1.200 pessoas em uma caminhada em luta pela agrobiodiversidade e pelas sementes crioulas. A marcha partiu do Parque 13 de Maio até o Palácio do Campo das Princesas do Governo de Pernambuco, para apresentar a pauta das camponesas e dos camponeses de Pernambuco ao governo do estado.
O ponto central da pauta é o fortalecimento da produção de alimentos saudáveis através de políticas públicas desenvolvidas pelo governo de Pernambuco, bem como ações que fortaleçam a produção e o melhoramento das sementes crioulas dos agricultores do MCP em Pernambuco pelo governo do estado.
O evento foi riquíssimo, repleto de informações, troca de experiências, novas vivências, novos aprendizados e fortalecimento camponês. Afinal, se o campo não roça, a cidade não almoça. E se o campo não planta, a cidade não janta!
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.