III Encontro Territorial chega no Agreste na próxima terça-feira (31)
Núcleo de Comunicação do Centro Sabiá

Com o propósito de influenciar as políticas públicas voltadas à agricultura familiar com base agroecológica no estado de Pernambuco, o Centro Sabiá tem conduzido, ao longo deste ano, os Encontros Territoriais de Agroecologia (ETAs) em três microrregiões onde atua: no Sertão do Pajeú, no Agreste e agora no Agreste.
Esses encontros têm sido um espaço de construção de propostas com o objetivo de desenvolver Planos de Agroecologia. Cada território sediou dois encontros, com o primeiro visando a identificação dos desafios e oportunidades para a agricultura familiar agroecológica, e o segundo concentrado em soluções para superar esses desafios e fortalecer iniciativas de promoção da Agroecologia que já estão em andamento nessas regiões.
No dia 31 de outubro de 2023, a partir das 8h30, o III Encontro Territorial de Agroecologia ocorrerá no Agreste, mais precisamente no Hotel Citi Premium, na Sala Feira de Caruaru, situada na Av. Prof. José Leão, 307 – Maurício de Nassau, próximo ao Shopping Difusora. Este evento tem como objetivo apresentar as propostas elaboradas e estabelecer compromissos com os gestores públicos para a implementação de ações concretas em prol da promoção da agroecologia nos municípios e no estado de Pernambuco.
A iniciativa dos ETAs, apoiada pela Misereor, está alinhada com a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica de Pernambuco (Lei Nº 17.158), estabelecida em 2021. No entanto, até o momento, a Comissão Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica para a elaboração do Plano Estadual ainda não foi constituída, e a lei não foi regulamentada. Atualmente, apenas três municípios do estado possuem leis municipais de agroecologia, fruto da luta do movimento agroecológico: Bonito, Afogados da Ingazeira e Paulista. Ter apenas uma lei não é suficiente; é crucial desenvolver planos com a participação da sociedade civil, garantir recursos orçamentários e contar com agentes públicos comprometidos.
Que bom ter você por aqui…
Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!
Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.