Luta Camponesa e a Fome de Justiça | Cantos do Sabiá

João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

O Cantos do Sabiá dessa semana reflete sobre eles e elas, que carregam a luta pelo meio ambiente, pela alimentação, e pelo campo! Falamos do Dia Internacional da Luta Camponesa! 

17 de abril é sim uma data de homenagens para quem vive no campo, do campo, através do campo. Parabéns povo camponês, povo de luta! Nosso povo. Mas é claro que num país que nasce de tanta violência com o campo, com povos originários, com negros, com quem produz, não pode ser só celebração. 

É um grito de urgência que precisa estar em todos, todas – no campo ou fora dele. no mundo em que o aquecimento global já é uma realidade, já é um desafio pras cidades e pro campo, não dá mais para só pensar na preservação da natureza, temos que lembrar das pessoas que dependem da terra para viver. 

É dia da luta camponesa, é hora de renovar nosso compromisso pelo campo, pela luta do campo que une o país! Quem conversa com a gente sobre o assunto, é o geógrafo –  Plácido Júnior! Ele tem acúmulo na questão agrária e campo. É agente na Comissão Pastoral da Terra (CPT) , a Via Campesina!

Cantos do Sabiá é o Podcast do Centro Sabiá! Semanalmente discutimos agroecologia, sustentabilidade e política no campo e cidade! O podcast vai ao ar todas às segundas-feiras, com a edição completa da entrevista que originalmente compõem o programa de rádio do Centro. https: spoti.fi/31VtUj5

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *