Escola MARIAS: A cidade planta o quê? | Comida de Verdade
João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.
O Comida de Verdade vai ao ar este sábado para falar sobre alimentação, agroecologia e, porque não, produção de comida bem no meio da cidade! Será que é possível plantar na cidade? E a cidade planta o quê?
A Região Metropolitana do Recife está recebendo a primeira Escola de Agricultura Urbana e Periurbana! É a Escola MARIAS: Mulheres e Agricultoras Urbanas na Região Metropolitana do Recife (RMR).
A Escola Marias é uma iniciativa do Centro Sabiá, junto com o Núcleo de Agroecologia e Campesinato da UFRPE, e também com o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem-Teto – MTST, e tem apoio do Programa Nacional de Agricultura Urbana. A ação vem da emenda parlamentar do Deputado Federal Túlio Gadelha.
Essa ação para a educação, bem num centro urbano tão grande e tão desigual quanto é o Recife, é um marco muito importante; é a Região Metropolitana recebendo educação sobre produção de alimento, plantio, colheita… sobre cuidar dessa coisa que é tão essencial, e tão deixada de lado, a nossa terra. A escola MARIAS é acesso na periferia, para mudar o Recife.
Mas e aí, a cidade planta? Planta o quê? Quem conversa sobre tudo isso com a gente é a assessora técnica do Centro Sabiá, Simone Arimatéia. Agroecologista, Assessora técnica em Agricultura Urbana pelo Centro Sabiá. Certificada PMDPro.
Comida de Verdade é o seu programa de todos os sábados, para falar de alimentação e agroecologia, valorizando nossas feiras e a cultura local. Todos sábados, às 10h30, na Rádio Universitária 99.9 FM e retransmissão na Rádio Universitária Paulo Freire 820 AM – Formato podcast no Spotify do Centro Sabiá, toda quarta-feira!
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.