Nossa floresta é a Caatinga! | Cantos do Sabiá

João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

O Cantos do Sabiá de hoje é dedicado ao símbolo do orgulho e da resistência nordestina – a nossa floresta branca, bioma único do mundo – a Caatinga!

Abril é o mês dedicado à Caatinga, um mês inteiro para chamar a atenção para este, que é o símbolo da resistência, mas também a vítima das mudanças climáticas extremas. O desmatamento e a desertificação estão cada vez mais presentes; sofre meio ambiente, povo catingueiro… Sangra o Brasil. 

De acordo com dados do MapBiomas, a Caatinga já perdeu mais de 26% de sua área desde 1985, e a desertificação já é uma realidade. Um estudo divulgado recentemente pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou pela primeira vez no Brasil uma região de clima árido.

Onde há vegetação, há água, e onde há água, há vida! Nossa luta agora é contra o tempo. É para falar desse enfrentamento, e pelas lutas do povo sertanejo, que hoje conversamos com a agrônoma e assessora técnica do Centro Sabiá – Riva Almeida! Riva é Agrônoma, especialista em educação, conservação e manejo dos recursos naturais no Semiárido nordestino, equipe técnica do Centro Sabiá no Sertão.

Cantos do Sabiá é o Podcast do Centro Sabiá! Semanalmente discutimos agroecologia, sustentabilidade e política no campo e cidade! O podcast vai ao ar todas às segundas-feiras, com a edição completa da entrevista que originalmente compõem o programa de rádio do Centro. https://spoti.fi/31VtUj5

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *