Que papel tem a juventude na Agroecologia? | Comida de Verdade
João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.
Agosto, o mês das juventudes, é uma chance especial de pensar no papel dos jovens na construção de um futuro mais sustentável e justo. É sempre bom lembrar, quem movimenta os movimentos é a juventude diversa.
Agosto é o mês que a gente celebra o Dia das Juventudes, 12 de agosto. É mês para reconhecer a importância de pensar em meio ambiente, agroecologia e em quem vai herdar todos os combates por um futuro.
As juventudes urbanas precisam estar cada vez mais envolvidas com o meio ambiente. No tempo das mudanças climáticas extremas, da era dos ultraprocessados, da comida envenenada e de uma desconexão com o verde, com a natureza, perguntamos: que papel tem a juventude na agroecologia?
É sobre isso que a gente conversa com a comunicadora popular, Ghiulia Cabral! Ghiulia é cientista socioambiental e mestra em geografia. Pesquisadora do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão AUÊ! Estudos em Agricultura Urbana da Universidade Federal de Minas Gerais.
Ela é coordenadora do Grupo de Trabalho de Juventudes da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e integrante do GT de Juventudes da Articulação Brasileira de Agroecologia (ANA).
Comida de Verdade é o seu programa de todos os sábados, para falar de alimentação e agroecologia, valorizando nossas feiras e a cultura local. Todos sábados, às 10h30, na Rádio Universitária 99.9 FM e retransmissão na Rádio Universitária Paulo Freire 820 AM – Formato podcast no Spotify do Centro Sabiá!
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.