A união e o fortalecimento das Juventudes do agreste pernambucano no Encontro Territorial da Juventude e Agroecologia

Por Edson Cipriano, jovem multiplicador da Agroecologia

Nos dias 22, 23 e 24 de julho de 2024, as juventudes do Agreste de Pernambuco, realizaram o encontro “Juventudes e Agroecologia”, no santuário das comunidades em Caruaru-PE.

O Encontro Territorial Juventudes e Agroecologia foi uma experiência marcante e enriquecedora, destacando-se pela diversidade e inclusão. Ao longo dos três dias de evento, foi notável o ambiente acolhedor, onde todos puderam se expressar livremente e compartilhar suas vivências e conhecimentos. A presença de múltiplas perspectivas e identidades trouxe uma riqueza única ao encontro, tornando-o um espaço verdadeiramente inclusivo.

Nos primeiros momentos, foi mostrado a história e trajetória de jovens dos municípios de Cumaru, Jataúba, Orobó, Vertente, Vertentes do Lério, Santa Maria do Cambucá e Jupi, e suas  experiências e vivências da CJMA (Comissão de Jovens Multiplicadores e Multiplicadoras da Agroecologia). As atividades, como os carrosséis, proporcionaram momentos de aprendizado e reflexão, incentivando os participantes a levar para casa novas ideias e motivações para suas ações futuras.

A união e o fortalecimento da juventude foram evidentes durante o evento, tanto nas palestras quanto nas atividades práticas realizadas na residência de Mônica Silva, no sítio Jurema, em Cumaru, Agreste Setentrional de Pernambuco. Esses momentos de troca de experiência e aprendizado foram fundamentais para o crescimento individual e coletivo dos participantes. Encontros como este são extremamente valiosos e devem ser promovidos com mais frequência, pois oferecem oportunidades ímpares de aprendizado, conexão e fortalecimento da juventude.

Com o intuito de conquistar mais direito às juventudes que buscam uma vida melhor no campo, trazendo para seus lares uma renda digna, sustentável e que possibilite condições melhores para suas famílias. Tivemos a oportunidade de escrever a carta política “Juventudes do Agreste, para um Futuro Sustentável, inclusivo e com oportunidades nos Territórios do campo”, disponível para a leitura de todas e todos abaixo!

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *