X EnconASA por justiça socioambiental e democracia participativa
Por Mônica Silva, jovem multiplicadora da agroecologia
Dos dias 18 a 22 de novembro, aconteceu o X EnconASA, o Encontro Nacional da Articulação Semiárido Brasileiro, nas cidades de Piranhas (AL) e Canindé de São Franscisco (SE).
O evento iniciou-se na segunda-feira (18), com as chegadas das delegações e as plenárias autogestionadas sobre a luta das mulheres, comunicação, LGBTQIAP+, juventudes e pessoas idosas. O período da tarde foi marcado pela mística de abertura, saudando o rio são Francisco e todos os presentes. O território foi apresentado por um grupo raízes nordestinas, formalizando oficialmente, junto com a mesa de abertura, o início desse grande evento!
No dia seguinte, as/os participantes partiram para as experiências camponesas. Foram, ao todo, 20 experiências visitadas. Entre elas, a Associação de Pescadores e Artesãos, a Associação das Mulheres Artesãs e Quilombolas, do Quilombo da Serra das Viúvas.
As oficinas temáticas animaram a manhã da quarta-feira (20). Várias experiências importantes para a convivência com o Semiárido foram abordados, discutindo sobre mudanças climáticas e combate a desertificação, agrobiodiversidade e sementes crioulas, quintais produtivos e vários outros temas. O período da tarde continuou com a plenária de lançamento de novos programas, como o programa de saneamento rural e energia solar. Logo após, presenciamos a plenária “Semiáridos da Terra: Construção de uma aliança global em defesas dos territórios”. Finalizamos o dia com a feira de saberes e sabores e terreiro de inovações camponesas.
Na quinta-feira (21), o evento iniciou com a plenária de análise de contexto “Compartilhando conhecimento por agricultores e agricultoras experimentadores”, e encerrou com a leitura da carta política do EnconASA, reafirmando o compromisso da rede com a justiça socioambiental e a democracia.
Encerramos estes dias enriquecedores com o ato público em Canindé de São Francisco (SE).
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.