Mar de lixo: para onde vai o plástico? | Comida de Verdade

João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

No começo do mês de julho, saiu uma pesquisa da CPRH – Agência Estadual de Meio Ambiente, que avaliou quais praias do litoral pernambucano estavam próprias para banho.

O resultado foi alarmante: das 27 praias analisadas, 17 estavam impróprias para banho. Mais da metade apresentava contaminação por coliformes fecais, dejetos, despejos irregulares de lixo e tantas outras formas de poluição.

Todos os anos somos impactados por esse tipo de notícia. Mas já não é surpresa: praias, rios e oceanos estão se tornando verdadeiros depósitos de lixo – a privada do mundo.

É por isso que perguntamos:  Para onde vai o lixo dos oceanos? Para onde vai o plástico? Pernambuco possui uma expressiva população pesqueira e marisqueira, que depende diretamente dos mares para garantir vida e renda. Mas como garantir isso em meio a um mar de lixo?

Para buscar respostas, soluções e refletir sobre caminhos possíveis para recuperar nossas praias, conversamos com a professora Adriana Maria Cunha da Silva. Adriana é Engenheira de Pesca, Doutora em Geociências e desenvolve pesquisas sobre geologia, organismos bentônicos, além da problemática do lixo marinho e dos microplásticos.

Comida de Verdade é o seu programa de todos os sábados, para falar de alimentação e agroecologia, valorizando nossas feiras e a cultura local. Todos sábados, às 10h30, na Rádio Universitária 99.9 FM e retransmissão na Rádio Universitária Paulo Freire 820 AM – Formato podcast no Spotify do Centro Sabiá! https://spoti.fi/31VtUj5

Que bom ter você por aqui…

Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!

Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *